Notícias
O setor de árvores cultivadas foi buscar rigorosas certificações internacionais para atestar a origem responsável da madeira, o cuidado com a natureza e as comunidades dentro e fora de suas operações.
Certificações como o FSC (Forest StewardshipCouncil) e o PEFC (Programme for the Endorsementof Forest Certification) são os olhos do consumidor na floresta e no processo produtivo, pois garantem práticas ambientalmente responsáveis, socialmente justas e economicamente viáveis nas operações das empresas.
Estas chancelas comprovam, por exemplo, um ambiente de trabalho justo, sem discriminação, seguro e com boas práticas de prevenção contra acidentes. Além disso, também comprovam a execução de projetos de desenvolvimento socioeconômico de comunidades locais e tradicionais que abarcam, por exemplo, capacitação, preferência pela contratação de moradores ou fornecedores próximos das operações, dentre outros. No pilar ambiental, as certificações olham para planejamento, monitoramento e aprimoramento de práticas que preservem a biodiversidade, mantenham ou melhorem a qualidade da água e restaurem ecossistemas nativos.
Tudo isso é anualmente verificado a partir de auditoria de terceira parte e em campo. No período de 2020 a 2024, observou-se um avanço expressivo na área total certificada, que cresceu de 6,8 milhões para 10,7 milhões de hectares.
O fortalecimento dos sistemas de certificação, assim como a busca por cumprir com seus critérios cada vez mais altos, é um trabalho pioneiro que o setor de árvores cultivadas para fins industriais desenvolve setorialmente e de maneira colaborativa
O setor florestal brasileiro é líder em certificações florestais como FSC e PEFC. Essas certificações garantem práticas social, ambiental e economicamente responsáveis em toda a cadeia produtiva.
DEXCO foi pioneira na Certificação Florestal e comemora impactos positivos verificados
Com 30 anos de trajetória no manejo florestal responsável, a Dexco foi a primeira empresa do Hemisfério Sul a obter a certificação internacional FSC ® para seu manejo florestal e, em 2025, alcançou um feito inédito nas Américas: a conquista dos cinco Impactos Verificados FSC® para serviços ecossistêmicos de suas florestas. A verificação comprova que as práticas da empresa promovem a conservação da biodiversidade, a manutenção da qualidade da água, a manutenção das condições do solo, o sequestro de carbono da atmosfera e a manutenção e oferta de áreas florestais para uso recreativo.
Atualmente, mais de 140 mil hectares de florestas manejadas pela empresa no Brasil possuem certificação de manejo florestal FSC® e a madeira adquirida no mercado é proveniente de fontes certificadas ou controladas, assegurando 100% de rastreabilidade da madeira usada nos painéis e pisos industrializados produzidos no país.
Este controle sobre a origem da matéria-prima as segura que esta madeira não tenha origem em áreas de desmatamento, o principal vetor de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. Além disso, os requisitos estabelecidos nos padrões de certificação fomentam o emprego de práticas de manejo responsável, como manutenção de áreas destinadas à conservação, a não utilização de fogo e o uso racional de fertilizantes. Estas iniciativas também contribuem para menores níveis de emissões nas operações florestais
Mais de 140 mil hectares de florestas manejadas possuem certificação
O protagonismo técnico e voluntário da Dexco inclui o uso de drones, sensores e inteligência de dados no programa Floresta 4.0, e a participação ativa na elaboração do novo padrão brasileiro de certificação do FSC® para manejo florestal de plantações, vigente desde março de 2025.O investimento contínuo em boas práticas de manejo e governança, respeito aos direitos humanos, saúde e segurança no trabalho, inovação e responsabilidade socioambiental consolidou a Dexco como referência em ESG no setor florestal, fortalecendo seu portfólio sustentável e ampliando o valor compartilhado com a sociedade. Códigos de licença: FSC-C006042, FSC-C003088.
Setor Florestal Brasileiro pelo Clima - Ibá
Fonte: Ibá
Notícias em destaque





