Notícias
Diante do aumento na frequência de eventos climáticos extremos, torna-se essencial adotar estratégias resilientes para garantir a sustentabilidade do cultivo de eucalipto. Além da necessidade global de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, uma resposta eficaz está no desenvolvimento de plantas mais adaptadas a essas novas condições, por meio do melhoramento genético.
Com espírito inovador e foco em sustentabilidade, a Klabin conquistou um marco no setor florestal ao viabilizar com sucesso o cultivo do Eucalyptus em regiões com geadas severas da Serra Catarinense, um ambiente até então restrito ao piuns. Graças a um robusto programa de melhoramento genético iniciado na década de 90, a empresa desenvolveu dez clones superiores de E. benthamii e de E. dunnii, combinando alta produtividade, excelente qualidade de madeira e notável tolerância ao frio.
A empresa estruturou um forte programa de zoneamento climático, que orienta a alocação estratégica de E. benthamii, E. dunnii e Pinus taeda, conforme as condições de solo e severidade para geada, otimizando a produtividade e o uso eficiente da terra. Como resultado, alcançaram florestas mais adaptadas, produtivas e alinhadas às demandas industriais por fibras de rápido crescimento. Os novos clones já estão sendo plantados em escala operacional e representam uma verdadeira revolução silenciosa e sustentável no uso do eucalipto em clima subtropical. A produtividade média da base florestal, na região de Otacílio Costa (SC) já alcança 45 m³/ha/ano, com ganhos de até 30% em comparação aos materiais plantados anteriores.
A Klabin mantém um esforço contínuo no melhoramento genético, por meio da introdução de diferentes espécies e procedências, visando selecionar híbridos mais tolerantes ao estresse hídrico, pragas e doenças, bem como a outras condições climáticas adversas. Para ampliar as áreas aptas ao cultivo e fortalecer a resiliência das florestas plantadas, a empresa lidera e participa ativamente do principal projeto nacional de conservação genética de eucalipto, coordenado pela IBÁ. Com foco na sustentabilidade e adaptação climática, essa iniciativa estratégica prevê a implantação de um banco de germoplasma, um patrimônio genético essencial para garantia de variabilidade no futuro, para o desenvolvimento de novos clones mais robustos e preparados para os desafios das mudanças climáticas.
Trata-se de uma contribuição concreta da Klabin para o futuro do setor florestal: florestas mais produtivas, resilientes e sustentáveis, guiadas pela ciência, inovação e compromisso com as próximas gerações.
SETOR FLORESTAL BRASILEIRO PELO CLIMA -IBÁ
Fonte: Ibá
Notícias em destaque





