Voltar

Notícias

12
out
2025
(MANEJO)
Manejo inclui cuidado com a biodiversidade

O manejo sustentável do setor de árvores cultivadas traz o cuidado com a biodiversidade para o centro de sua atuação. Há décadas, as empresas que plantam árvores no Brasil investem em programas de monitoramento, com alguns iniciados ainda na década de 1970. O olhar voltado à preservação da fauna e flora permite identificar de que forma as práticas de manejo florestal estão impactando a biodiversidade e com isso desenvolver planos para o seu aprimoramento. Caso seja percebida alguma alteração negativa, as estratégias são revisadas — é o chamado manejo adaptativo. O monitoramento ocorre tanto nas áreas de conservação quanto nas áreas de plantio comercial, onde diversas espécies de animais já foram registradas utilizando as florestas plantadas para trânsito ou abrigo.

Um levantamento realizado pela Ibá em 2022revelou que já foram registradas mais de 8.310 espécies de animais e plantas nas áreas plantadas, conservadas e restauradas pelo setor, distribuídas em cinco biomas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa. Dentre as espécies registradas, 335 são consideradas ameaçadas de extinção em algum nível.

Existe uma representatividade de 13,9% das espécies registradas da flora brasileira nas áreas sob tutela do setor de árvores plantadas. Esse cálculo foi realizado com base na análise das 38.733 espécies de angiospermas, briófitas, gimnospermas, samambaias e licófitas da flora brasileira registradas pelo Projeto Flora do Brasil 2020 (2022), coordenado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro e apoiado pelo Sistema de Informação Sobre Biodiversidade Brasileira (SiBBr). Já realizando o mesmo tipo de comparação comas 118.866 espécies taxonomicamente válidas de animais que foram registradas no Catálogo Taxonômicoda Fauna do Brasil (2022), verifica-se uma representa atividade de cerca de 2,4% de espécies registradas da fauna brasileira nessas mesmas áreas.

As empresas do setor florestal não apenas monitoram e conservam a biodiversidade, mas também desenvolvem diversas outras ações concretas que dialogam diretamente com os compromissos internacionais assumidos pelo Brasil. Muitas dessas práticas adotadas estão alinhadas às 23 metas do Marco Global da Biodiversidade de Kunming-Montreal, aprovado durante a COP-15 da Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica. Esse alinhamento   em iniciativas como o aumento das áreas conservadas, a restauração de ecossistemas, gestão sustentável de paisagens produtivas, entre outras. Dessa forma, o setor reafirma seu papel como parceiro estratégico na implementação das metas globais, demonstrando que é possível produzir deforma responsável, integrando conservação, desenvolvimento e compromisso com o futuro do planeta. Com olhar voltado à preservação da fauna e flora, áreas do setor registraram mais de 8.310 espécies de animais e plantas.

SETOR FLORESTAL BRASILEIRO PELO CLIMA -IBÁ

Fonte: Ibá

Sindimadeira_rs ITTO