Voltar

Notícias

10
out
2025
(GERAL)
Qual é a árvore mais alta encontrada na Amazônia?

Descoberta no Pará e Amapá mostra que o Angelim vermelho desafia limites conhecidos e rivaliza com recordistas globais

Lar de cerca de 400 bilhões de árvores, a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta. Surpreendentemente, ela não era particularmente conhecida por árvores extremamente altas — até que pesquisadores começaram a descobrir alguns de seus verdadeiros gigantes.

A árvore mais alta da região mede 88,5 metros e está localizada em uma área remota entre os estados do Pará e Amapá, no norte do Brasil, de acordo com um estudo publicado na revista Frontiers in Ecology and the Environment.

Espécie “Angelim vermelho” surpreende pesquisadores ao atingir 88,5 metros em área remota da floresta tropical (Imagem: Reforestation Collection/Shutterstock)

Crescimento além do previsto ainda é mistério

• Identificada em 2019 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a gigante foi localizada por meio de varredura a laser aérea e estava cercada por outras sete árvores com mais de 80 metros e muitas outras acima de 75 metros.
• A espécie responsável por esses recordes é o Angelim vermelho (Dinizia excelsa), anteriormente estimada para atingir no máximo 60 metros.
• Segundo os ecólogos Tobias Jackson e Sami Rifai, “ainda não sabemos como essas árvores conseguiram crescer tanto”.
• Sua sobrevivência pode estar ligada ao afastamento de áreas urbanas e industriais, e ao fato de terem aproveitado perturbações anteriores na floresta, como tempestades ou ocupação humana”.

Limites naturais e riscos do crescimento extremo

Embora impressionantes, essas alturas ainda ficam aquém das árvores mais altas do mundo, como a sequoia Hyperion, nos EUA, com 115,92 metros. Fatores ambientais e riscos naturais, como ventos fortes, incêndios, pragas e desmatamento, limitam o crescimento extremo na Amazônia.

Crescer muito alto oferece vantagens na competição por luz solar, mas também aumenta a vulnerabilidade, tornando alturas gigantes raras na floresta tropical mais densa do planeta.

Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares

Leandro Costa Criscuolo

Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares

Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.

https://olhardigital.com.br/2025/10/02/ciencia-e-espaco/qual-e-a-arvore-mais-alta-encontrada-na-amazonia/

Fonte: https://olhardigital.com.br/

Sindimadeira_rs ITTO