Notícias
A árvore é classificada como "Em Perigo de Extinção" (EN), conforme o Decreto Estadual nº 52.109, de 19 de dezembro de 2014, que trata da flora nativa ameaçada no Rio Grande do Sul.
Uma espécie ameaçada de extinção foi identificada pela primeira vez em área natural de Porto Alegre. Trata-se da Brosimum glaziovii Taub, conhecida popularmente como camboatã, marmelinho ou leiteiro. O registro ocorreu em abril, no bioma da Mata Atlântica, durante trabalho da equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), em cooperação técnica com o pesquisador Martin Molz, do Museu de Ciências Naturais do Jardim Botânico do Rio Grande do Sul.
O exemplar foi localizado no terreno da antiga sede da Associação dos Professores do RS, na rua Jacarandás, região da Ponta Grossa. Até então, a espécie nunca havia sido identificada em levantamentos anteriores realizados em áreas naturais da Capital. A partir deste registro, a Brosimum glaziovii Taub passa a ser considerada de ocorrência autóctone (ou seja, nativa) e extremamente rara em Porto Alegre. Segundo avaliação da equipe, o vegetal possui 13,5 metros de altura e apresenta bom estado de saúde.
A árvore é classificada como "Em Perigo de Extinção" (EN), conforme o Decreto Estadual nº 52.109, de 19 de dezembro de 2014, que trata da flora nativa ameaçada no Rio Grande do Sul.
Após a identificação, o exemplar foi cadastrado como matriz de sementes pelo Viveiro Municipal, que aguarda a produção para iniciar a propagação de novas mudas. "A preservação da Brosimum glaziovii Taub representa um avanço importante tanto para a conservação da biodiversidade local quanto para o fortalecimento do conhecimento científico sobre espécies nativas", explica Rogério Otávio Schmidt, engenheiro agrônomo e chefe da equipe de produção vegetal do Viveiro Municipal da secretaria.
Viveiro Municipal - Com 3,5 hectares de área, o espaço dedica 2,5 hectares à produção de mais de 120 espécies nativas do Rio Grande do Sul, incluindo árvores, arbustos e herbáceas. O trabalho realizado no local valoriza a flora regional e contribui para a conservação do patrimônio natural da cidade.
• Por: Gabriel Mattos / Porto Alegre 24 horas
Porto Alegre 24 Horas Notícias
https://www.terra.com.br/noticias/arvore-rara-e-ameacada-de-extincao-e-registrada-pela-primeira-vez-em-porto-alegre,5093739c7ca6cfca3f247fa5e65570d35avvispi.html
Fonte: https://www.terra.com.br
Notícias em destaque





