Voltar

Notícias

16
set
2025
(INTERNACIONAL)
400 associações de produtos florestais assinam carta conjunta a Trump

 Mais de 400 associações, empresas e proprietários de terras que representam o setor de produtos florestais assinaram uma carta conjunta ao presidente Trump, pedindo ação imediata para enfrentar a crescente crise que ameaça o fornecimento de madeira, as economias rurais e a segurança energética dos Estados Unidos.

O esforço, liderado pela Associação de Proprietários de Terras Florestais, a Associação Americana de Energia de Biomassa e o Conselho Americano de Madeireiros, ressalta a urgência de estabilizar o setor florestal americano e seu acesso aos mercados diante do crescente fechamento de usinas, desastres naturais devastadores e práticas injustas de comércio exterior.

A carta segue o Decreto Executivo do presidente Trump, de 1º de março, que orienta as agências federais a aumentar a produção nacional de madeira e produtos derivados. Os signatários alertam que, sem uma ação decisiva, o país corre o risco de perder sua base florestal, mercados críticos e milhões de empregos que dependem de uma cadeia de valor florestal saudável.

A coalizão apela ao Governo para que apresente quatro soluções imediatas:

  • Apoiar e aprovar a Lei de Reflorestamento em Caso de Desastre – Garantir que os proprietários de terras possam se recuperar após desastres naturais catastróficos e replantar suas florestas.
  • Expandir a definição de biomassa lenhosa no Padrão de Combustíveis Renováveis – Abrir novos mercados para madeira de baixo valor, impulsionando a produção de energia renovável.
  • Promover a biomassa para eletricidade – Criar novos empregos rurais e reduzir os riscos de incêndios florestais, expandindo a energia renovável.
  • Apoiar a Lei de Assistência Econômica aos Madeireiros – Fornecer alívio direto aos empreiteiros madeireiros, estabilizando a força de trabalho essencial do setor.

“As florestas privadas dos Estados Unidos são um ativo nacional estratégico”, disse Scott Jones, CEO da Associação de Proprietários de Terras Florestais. “Ao promover essas medidas, o Governo Trump pode proporcionar segurança aos proprietários de terras, madeireiros e serrarias, ao mesmo tempo em que fortalece a indústria nacional, a energia renovável e os meios de subsistência rurais.”

“O Governo Trump herdou uma indústria madeireira e de produtos florestais em declínio”, afirmou Scott Dane, diretor executivo do Conselho Americano de Madeireiros. “O Governo emitiu agressivamente diversas Ordens Executivas e políticas para reverter o declínio e apoiar a recuperação deste setor econômico e ambiental essencial. As recomendações delineadas nesta carta conjunta fornecerão os recursos e ferramentas para implementar a agenda do Governo e iniciar a recuperação da indústria madeireira e de produtos florestais dos EUA.”

“Somos gratos ao Presidente Trump por apontar em sua ordem executiva de Expansão da Produção de Madeira que ‘a bioenergia é fundamental para o bem-estar da nação’”, disse Carrie Annand, diretora executiva da Associação Americana de Energia de Biomassa. “A energia da biomassa converte resíduos florestais inflamáveis em energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana. A utilização de biomassa é uma parte fundamental da revitalização da cadeia de suprimentos de produtos florestais dos Estados Unidos e tem enorme potencial para empregos nas áreas rurais americanas, para a prevenção de riscos de incêndios florestais e para o fornecimento de energia 24 horas por dia, 7 dias por semana, à rede elétrica.”

Na carta, a coalizão enfatiza que os 3,9 milhões de empregos sustentados pela silvicultura nos Estados Unidos, juntamente com o fornecimento de moradias, infraestrutura, produtos de consumo, independência energética e segurança nacional, dependem de florestas produtivas e fortes.

Para saber mais, visite forestlandowners.com.

Por Dakota Smith

Fonte: Woodworking.net

Sindimadeira_rs ITTO