Voltar

Notícias

06
set
2025
(INTERNACIONAL)
Exportações resilientes apesar das tarifas e da desaceleração da demanda global

As exportações de madeira da Malásia continuam a demonstrar resiliência, atingindo um valor total de RM9,03 bilhões nos primeiros cinco meses deste ano, apesar das tarifas, da desaceleração da economia global e do desafio de se preparar para a
EUDR.

O vice-ministro de Plantações e Commodities, Chan Foong Hin, reconheceu as preocupações do setor com a EUDR, que exige um alto nível de transparência e verificação na cadeia de suprimentos. Ele afirmou que o ministério está trabalhando em estreita colaboração com as agências relevantes para garantir a total conformidade em toda a cadeia de valor da madeira, com forte foco em rastreabilidade, transparência e legalidade.

Chan também abordou as preocupações domésticas com a expansão do Imposto sobre Vendas e Serviços (SST) e as tarifas comerciais dos EUA, que aumentaram os custos e prejudicaram a competitividade.

O SST, disse ele, aumentou as despesas operacionais em 8% a 12%, o que elevou os preços em toda a cadeia de suprimentos e afetou particularmente as pequenas e médias empresas.

Olhando para o futuro, Chan afirmou que o futuro da indústria madeireira nacional será moldado por três grandes tendências: sustentabilidade, transformação digital e evolução do estilo de vida do consumidor.

Por meio da Política Nacional de Commodities Agrícolas 2021-2030, estamos enfrentando esses desafios por meio de cinco pilares principais: sustentabilidade, produtividade, criação de valor, desenvolvimento de mercado e inclusão.

Comércio da Malásia atinge recorde histórico em julho de 2025

O comércio internacional da Malásia atingiu recorde histórico em julho de 2025, mas analistas alertaram que as incertezas com as tarifas dos EUA e a perspectiva nebulosa para semicondutores podem prejudicar o ímpeto nos próximos meses.

De acordo com o Ministério do Investimento, Comércio e Indústria (MITI), o comércio de julho se recuperou quase 4% em relação ao ano anterior, para RM 265,92 bilhões, o melhor desempenho mensal já registrado. As exportações aumentaram 7%, para RM140,45 bilhões, o maior valor desde setembro de 2022, enquanto as importações subiram 0,6%, para RM125,47 bilhões.

A indústria madeireira, especialmente o setor moveleiro, está apreensiva com as notícias recentes de que o presidente dos EUA ordenou ao seu governo que investigue as importações de móveis para os Estados Unidos, o que pode levar a tarifas mais altas até outubro.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO