Voltar

Notícias

30
ago
2025
(MADEIRA E PRODUTOS)
Brinquedos de madeira: dicas para começar a fabricar

Na hora de transformar madeira em brinquedos e itens para crianças, a dica é: “Pense como uma criança”.

A fabricação de brinquedos de madeira exige a consideração de alguns aspectos importantes em busca de resultados efetivos. Para quem está começando a se aventurar nesse universo, a ForMóbile Digital conseguiu dicas importantes com o especialista Alex Barbosa, mais conhecido no meio como Tio Árvore, que é artista e professor de marcenaria para adultos com deficiência e para crianças.

Segundo o Tio Árvore, entre os principais fatores que devem ser levados em conta na fabricação de brinquedos de madeira estão a leveza da peça, para o fácil manuseio da criança, e o tipo de madeira selecionada.

Isso, uma vez que existem algumas amargas, pesadas e felpudas, por exemplo. “O acabamento também é muito importante, os produtos devem ser atóxicos para não ocorrer intoxicação em processos mais pesados”.

Como escolher a melhor madeira?

O mais aconselhável na etapa da escolha da madeira para a fabricação dos brinquedos é obter um conhecimento prévio do que se tem em mãos e dos próprios objetivos.

De acordo com o especialista, mais importante do que pensar na melhor madeira é refletir sobre a quem será destinado o produto final.

“Para crianças, devemos evitar madeiras como a Angelim-Pedra por ter a grã à revessa e soltar farpas. Devemos evitar também o Cedro Rosa por ser muito amargo”, completou.

Em contrapartida, Tio Árvore recomenda a madeira Tauari, que pode ser encontrada em madeireiras. “Ela é leve, boa para trabalhar, bonita e sem odor”. Outra recomendação pessoal dele é a própria Pinus, porém desde que não esteja verde.

Já a madeira Jequitibá e a Caixeta, que também entram na lista, são indicadas por serem leves e de fácil manuseio.

Materiais para iniciantes

Antes de contribuir com dicas sobre os materiais de trabalho, Tio Árvore alerta: “um iniciante nunca pode se esquecer dos EPIs – luvas, óculos, avental, protetor auricular, etc”.

Além disso, ressalta que é fundamental adquirir uma bancada simples, bem como grampos de fixação, colas de qualidade, acabamento a óleo, cera, entre outros.

Hora de fabricar brinquedos! As ferramentas mais indicadas são…

“Uma serra tico-tico é capaz de muitas coisas. A de bancada mesmo pode fazer cortes de vários ângulos e formatos sem oferecer tanto perigo a quem a mauseia”, frisou Tio Árvore.

Para quem pretende usar ferramentas manuais, no entanto, as sugestões são: um bom serrote japonês, plaina manual, esquadro, lápis e furadeira com serra copo.

“É fundamental fazer sempre um planejamento. Ou seja, rascunhar o quanto for preciso, ensaiando as colagens, entre outros pontos. Produzir brinquedos requer sensibilidade, uma vez que o consumidor final é a criança.”

Quais são as vantagens de trabalhar com brinquedos de madeira?

A fabricação de brinquedos de madeira é um campo aberto na marcenaria e, de acordo com Alex Barbosa, revela um leque imenso de oportunidades.

“Você pode oferecê-los em escolas, participar de feiras e bazares, vender em marketplaces, apresentá-los nas redes sociais e por aí vai.”

Para finalizar, o professor de marcenaria deixa um conselho valioso aos iniciantes: “o seu produto será usado para brincar. Pense como uma criança”.

E aproveite para conhecer as ferramentas especializadas para marcenaria!

https://digital.formobile.com.br/oportunidades/fabricar-brinquedos-de-madeira/

Fonte: Por ForMóbile Digital

Sindimadeira_rs ITTO