Voltar

Notícias

06
jul
2025
(INTERNACIONAL)
As exportações de madeira da Malásia podem ganhar vantagem competitiva nos EUA?

As exportações de madeira da Malásia podem ganhar vantagem competitiva no mercado americano devido às tarifas mais altas impostas a rivais regionais, como Vietnã e Indonésia. O Vietnã, um dos principais exportadores de móveis da região, enfrenta tarifas de até 46%, em comparação com a taxa de 24% da Malásia, de acordo com Wan Tarmeze, Diretor da Divisão de Produtos Florestais do Instituto de Pesquisa Florestal da Malásia (FRIM).

Os EUA são o maior comprador de móveis da Malásia, respondendo por mais da metade das exportações de móveis. As tarifas anunciadas em abril foram suspensas por 90 dias, até o início de julho, e podem ser suspensas por mais tempo.

Sobre os desafios enfrentados pela indústria madeireira, Wan Tarmeze afirmou que o setor moveleiro da Malásia depende principalmente de madeira processada em vez de madeira maciça, com materiais à base de madeira representando até 85% dos insumos na indústria moveleira.

Questionado sobre como a Malásia pode se posicionar como exportadora de madeira de alto valor em vez de exportadora de volume, ele afirmou que a mudança depende, em última análise, da indústria. "Esta é uma discussão de longa data, visto que a Malásia ainda depende fortemente do modelo de fabricante de equipamento original (OEM), fabricando produtos de madeira para terceiros sem possuir marcas próprias fortes e reconhecidas internacionalmente.

OEM refere-se à fabricação de produtos para outras marcas, enquanto fabricantes de marca original (OBM) envolvem o desenvolvimento e a comercialização de produtos sob a própria marca. Wan Tarmeze afirmou que, apesar dos repetidos apelos do governo para que a indústria deixe de ser OEM e passe a ser OBM, a mudança ainda não ocorreu.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs