Voltar

Notícias

06
jul
2025
(GERAL)
Onde está localizada a maior árvore do mundo? Sua altura supera a do Cristo Redentor

Com um tamanho gigantesco, essas árvores podem ser consideradas verdadeiros arranha-céus verdes. Algumas delas têm o dobro da altura de monumentos famosos, como o Cristo Redentor. Descubra mais sobre elas no Dia Mundial da Árvore.

Diversos turistas cercam a árvore General Sherman, no Parque Nacional Sequoia, na Califórnia, Estados Unidos, reforçando seu tamanho enorme. Ela é considerada a maior árvore do mundo em volume completo, com 1.487 metros cúbicos e 83 metros de altura.

A maior árvore do mundo não está no Brasil, mas vive nas Américas. Trata-se da sequoia gigante (Sequoiadendron giganteum), considerada a maior em volume se comparada à outras espécies do planeta, como explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimentos gerais do Reino Unido).

A sequoia é uma árvore conífera perene da família Cupressaceae – a família dos ciprestes – e seu tamanho total é impressionante.

Em números, as sequoias podem atingir uma altura acima de 90 metros de altura e um diâmetro de até oito metros, detalha um artigo do Museu de História Natural de Londres, no Reino Unido. Já de acordo com o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, a altura dessas árvores é comparável a edifícios de mais de 30 andares, enquanto seu diâmetro excede a largura de muitas ruas.

Uma vista das sequoias gigantes iluminadas sob o céu noturno.

No caso dos incêndios, o NPS explica que as sequoias gigantes são adaptadas a incêndios periódicos e até “precisam” dele. Isso porque o calor do fogo aquece os cones mais velhos, fazendo com que eles se abram e dispersem as sementes em seu interior. Ao mesmo tempo, o calor prepara o solo mineral que elas precisam para germinar, queimando a vegetação rasteira e as árvores que competem pela luz solar de que as sequoias jovens precisam. A casca grossa dessas plantas, que têm cerca de 46 centímetros, resiste à queima e isola a árvore do calor.

Os parques nacionais estadunidenses de Sequoia e Kings Canyon, especificamente, abrigam muitas das maiores árvores do mundo em volume, observa a agência norte-americana.

Entre elas está a árvore General Sherman, considerada a maior do mundo em tamanho geral: tem 1.487 metros cúbicos, 83 metros de altura e 31 metros de circunferência na base, segundo as fontes. “Existem outros espécimes que ultrapassam 100 metros de altura, mas são menos volumosos do que a General Sherman”, informa a Britannica.

Para avaliar a imensidão dessas florestas, vale a pena ter em mente o tamanho de alguns monumentos emblemáticos da América Latina, como o Obelisco de Buenos Aires, que tem 67,5 metros; ou o próprio Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, que chega a 38 metros de altura.

Para marcar o Dia Mundial da Árvore, comemorado anualmente em 28 de junho, a National Geographic detalha onde essas gigantes verdes vivem e como elas são.

Como são as maiores árvores do mundo

As sequoias gigantes são caracterizadas por uma casca avermelhada ou laranja excepcionalmente resistente ao fogo. Suas folhas são uniformemente escamosas e têm forma cilíndrica. “Os cones compactos levam duas estações para amadurecer e abrem imediatamente após um incêndio florestal”, completa a Britannica.

A fonte acrescenta que sua madeira é mais frágil em comparação com outras espécies, o que favoreceu sua conservação já que não costuma ser usada para a construção civil ou para a produção de móveis. Ainda assim, “apesar de quase todas as florestas de Sequoiadendron giganteum estarem em áreas protegidas e algumas estarem sob proteção há mais de um século, sua população continua a diminuir constantemente”, adverte a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Por esse motivo, essas árvores estão listadas como “em perigo” na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Um cientista caminha na neve nos Parques Nacionais Sequoia e Kings Canyon, também na Califórnia. As temperaturas médias, mas também a queda de neve em Sierra Nevada, na Califórnia, proporcionam as condições ideais para essas grandes árvores.

Onde vive a maior espécie de árvore do mundo

As sequoias gigantes são encontradas em bosques dispersos nas encostas ocidentais da Sierra Nevada, na Califórnia, indica a Britannica, “em altitudes que variam de 900 a 2.600 metros”, diz a fonte.

De acordo com o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos, a zona intermediária de Sierra Nevada, que vai de 1.524 a 2.438 metros de altitude, oferece as condições ideais para o desenvolvimento dessas árvores.

As temperaturas amenas no inverno e no verão, uma grande quantidade de neve no inverno e “um rico histórico de incêndios” estão entre as características mencionadas pela agência governamental como essenciais para o surgimento das sequoias gigantes.

https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2025/06/onde-esta-localizada-a-maior-arvore-do-mundo-sua-altura-supera-a-do-cristo-redentor

 

 

Fonte: Por Redação National Geographic Brasil

ITTO Sindimadeira_rs