Notícias
A indústria global de construção em madeira em massa gerou US$ 857,1 milhões em 2021 e a previsão é de que gere US$ 1.542,2 milhões até 2031, com um CAGR de 6,0% entre 2022 e 2031, de acordo com um novo relatório da Allied Market Research.
O relatório, intitulado "Mercado de Construção em Madeira em Massa por Tipo de Construção", constatou que o mercado de construção em madeira em massa é impulsionado por fatores como a crescente conscientização sobre a maior pegada de carbono na construção em aço e concreto e o crescimento da demanda por construções mais econômicas e tão duráveis quanto as de aço e concreto. No entanto, os altos custos de instalação de telhados e os problemas de deterioração associados à madeira estão restringindo o crescimento do mercado. Por outro lado, espera-se que a rápida urbanização e industrialização de países emergentes como Índia e China ofereçam oportunidades lucrativas para o crescimento do mercado.
Cenário da Covid-19
O surto da pandemia de Covid-19 prejudicou o mercado global de construção em madeira maciça, devido ao declínio das atividades de construção durante o lockdown.
A produção de madeira maciça foi prejudicada pelo fechamento de unidades fabris em todo o mundo, especialmente no período inicial da pandemia. Embora o setor de construção em madeira maciça tenha enfrentado perdas, as atividades de construção em andamento em diferentes regiões em desenvolvimento contribuíram para sua recuperação.
O relatório explorou os tipos de construção, incluindo: de 1 a 8 andares e acima de 8 andares; Tipo de Madeira (Madeira Laminada Colada (GLT), Madeira Laminada Cruzada (CLT), Madeira Laminada Pregada (NLT) e Outros); e Indústria do Usuário Final (Construção Residencial, Construção Comercial e Construção Industrial).
Líderes por segmento
Espera-se que o segmento de 1 a 8 andares mantenha sua posição de liderança durante todo o período previsto.
Com base na construção, o segmento de 1 a 8 andares deteve a maior participação de mercado em 2021, respondendo por quase dois terços da receita global do mercado de construção em madeira maciça, e espera-se que mantenha sua posição de liderança durante o período previsto, devido à crescente preferência dos proprietários por casas feitas de materiais leves, o que contribui para a economia nos custos de construção.
No entanto, projeta-se que o segmento acima de 8 andares apresente o maior CAGR de 7,5% entre 2022 e 2031, devido ao crescimento do número de edifícios altos, incluindo arranha-céus, em vários países desenvolvidos e em desenvolvimento.
O segmento de madeira laminada cruzada (CLT) manterá sua posição de liderança durante todo o período previsto
Com base no tipo, o segmento de madeira laminada cruzada (CLT) deteve a maior participação de mercado em 2021, respondendo por quase dois quintos do mercado global de construção em madeira maciça, e espera-se que mantenha sua posição de liderança durante o período previsto, visto que a madeira laminada cruzada (CLT) é usada em todos os tipos de estruturas, desde casas, celeiros, torres de transmissão de energia, igrejas e pontes até prédios altos de apartamentos e escritórios.
No entanto, projeta-se que o segmento de madeira laminada pregada (NLT) apresente o maior CAGR de 8,3% entre 2022 e 2031, visto que os conjuntos de NLT possuem classificações de resistência ao fogo que atendem bem aos códigos locais de incêndio. Além disso, a NLT foi identificada como uma alternativa potencialmente competitiva em termos de custo à CLT (madeira laminada cruzada) para o mercado de construção em madeira maciça em diferentes países, como China, Japão e Coreia.
O segmento de construção residencial manterá sua posição de liderança durante o período previsto
Com base na aplicação, o segmento de construção residencial foi responsável pela maior participação em 2021, contribuindo com mais da metade da receita global do mercado de construção em madeira maciça, e projeta-se que mantenha sua posição de liderança durante o período previsto. Observa-se uma atividade habitacional robusta no período atual, com quase 50% de todos os produtos de madeira maciça utilizados em novas unidades habitacionais unifamiliares e multifamiliares. Na construção residencial, vigas laminadas coladas e vigas I têm sido utilizadas principalmente para vãos longos sem suportes intermediários em pilares internos, vigas de piso e vigas de cumeeira.
No entanto, espera-se que o segmento de construção comercial apresente o maior CAGR, de 8,1%, de 2022 a 2031. A construção de edifícios não residenciais baixos e de vários andares é um mercado importante para produtos de madeira maciça e painéis de madeira estruturais e não estruturais na América do Norte e na Europa, que são os principais mercados para edifícios de madeira maciça.
Europa manterá seu domínio até 2031
Por região, a Europa deteve a maior participação de mercado em termos de receita em 2021, respondendo por mais da metade da receita global do mercado de construção em madeira maciça, e provavelmente dominará o mercado durante o período previsto. As iniciativas governamentais para promover a sustentabilidade, juntamente com o aumento da adoção de construções mais ecológicas,
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





