Voltar

Notícias

21
mai
2025
(TECNOLOGIA)
Indústrias buscam produtividade na atividade de colheita florestal

O tempo gasto durante a afiação de correntes é um dos gargalos na indústria da colheita florestal que afeta diretamente a produtividade. O processo de afiação automático pode resultar em um ganho de tempo considerável.

Por este motivo, as indústrias investem em tecnologia, como, por exemplo, o afiador de corrente automático da Oregon. Esse equipamento automatiza o processo de afiação, realizando 3 movimentos em uma única sequência: Afia o cortador, rebaixa a guia de profundidade e limpa a garganta do cortador, reduzindo o tempo da corrente na oficina.

O afiador conta com avanço automático da corrente, e através de um painel digital é possível programar a quantidade exata de cortadores a serem afiados que irão parar automaticamente ao final. Conta ainda com um fixador de corrente por pressão e configuração de velocidade de afiação.

Esses diferenciais garantem uma afiação precisa e uniforme em todos os cortadores que, por consequência, irá prolongar a vida útil das correntes.

“A atividade de colheita florestal exige uma produtividade alta devido ao grande volume. O afiador 3 em 1 foi desenvolvido pensando no grande volume de correntes diárias que chegam à oficina para afiação”, comenta Rafael Gomes da Silva, Especialista Técnico de Vendas, da Oregon Tool.

Essa ferramenta já está disponível em todo o Brasil e a compra pode ser feita através da rede de distribuidores que a marca possui.

Mas vale lembrar que não existe produtividade sem pensar em segurança, por isso, para garantir um ambiente de trabalho seguro e prevenir acidentes, é essencial que os profissionais sigam as normas corretamente e utilizem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. É indispensável o uso de luvas de segurança, óculos de proteção, protetores auriculares e aventais apropriados.

 

Fonte: ForestNews

ITTO Sindimadeira_rs