Voltar

Notícias

12
mai
2025
(MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS)
Mecanização florestal impulsiona produtividade no Mato Grosso do Sul

Com a expansão da produção florestal voltada, principalmente, para os setores de papel e celulose, o Mato Grosso do Sul se consolida como referência no cultivo de florestas.

Segundo estado com maior área de florestas plantadas no país – cerca de 1,35 milhão de hectares -, a região tem atraído grandes players da indústria.

Para acompanhar esse crescimento com alto desempenho, a Reflorestar Soluções Florestais atua no estado com operações 100% mecanizadas, oferecendo soluções completas e adaptadas às necessidades do setor.

E com este crescimento, todas as operações florestais ganham espaço. De acordo com o gerente de silvicultura, Paulo Gustavo Souza, as áreas do Mato Grosso do Sul são muito propícias para a mecanização.

“É um terreno totalmente plano, com um solo argiloso, mais leve. A Reflorestar possui máquinas e equipamentos ideais para este cenário”. Entre as atividades dentro da silvicultura estão o preparo de solo, adubação de base, irrigação, limpeza de área e plantio.

Quando o assunto é colheita em áreas reflorestadas, o gerente de operações florestais Keiferson Albano entende bem do assunto. Responsável pela atividade no estado, ele atende demandas com módulos Full Tree (FT) – sistema de colheita mecanizada que retira a árvore inteira para, em seguida, ser processada em toras conforme a necessidade de cada projeto.

“Com uma das frotas mais novas do mercado, temos uma estrutura completa para dar conta de todo o volume previsto nas operações. Nossos operadores entregam alta performance, com todos os processos voltados à segurança das equipes e das empresas atendidas”, destaca Albano.

O carregamento de madeira é outra etapa relevante da cadeia florestal e influencia diretamente a eficiência e a competitividade das operações no Mato Grosso do Sul. Ao garantir agilidade e precisão nessa fase, empresas do setor conseguem reduzir custos logísticos e elevar a sustentabilidade do processo produtivo.

Segundo David Souza, gerente de operações florestais na região, a escolha e a configuração dos equipamentos fazem toda a diferença no desempenho em campo. “Temos garras de diferentes tamanhos e gruas com especificações variadas para oferecer a melhor combinação para cada tipo de madeira. Isso resulta em ganhos reais de produtividade, medido em m³/h”, afirma.

Com tecnologia de ponta, planejamento estratégico e equipes altamente capacitadas, a Reflorestar fortalece sua atuação no Mato Grosso do Sul como uma parceira essencial para o avanço da produção florestal.

Ao mecanizar todas as etapas, da preparação do solo ao carregamento final, a empresa entrega mais produtividade, segurança e sustentabilidade, requisitos indispensáveis em um mercado cada vez mais exigente e competitivo.

 

Fonte: ForestNews

Sindimadeira_rs ITTO