Notícias
A indústria de produtos de madeira teve um desempenho espetacular de exportação em 2024, após um declínio acentuado de 16% em 2023, disse Ngo Sy Hoai, vice-presidente e secretário-geral da Associação de Produtos Florestais e Madeireiros do Vietnã (VIFOREST).
Apesar do sucesso, os desafios estão à frente, pois os mercados da UE e dos EUA exigem cada vez mais rastreabilidade mais rigorosa da origem da madeira. Além de aplicar critérios de crescimento verde e transformação digital, Ngo disse que a VIFOREST priorizará o aprimoramento das capacidades de defesa comercial para as empresas, em um esforço para impulsionar o setor.
A VIFOREST trabalhará com a Autoridade de Defesa Comercial e escritórios comerciais vietnamitas no exterior para emitir avisos oportunos e ajudar as empresas a evitar casos de defesa comercial.
Tran Quang Bao, diretor-geral do Departamento de Silvicultura do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, promoverá o Sistema de Garantia da Legalidade da Madeira (VNTLAS) do Vietnã, fortalecerá os vínculos em toda a cadeia de suprimentos , desde os produtores florestais até as empresas de processamento e exportação, e apoiará as empresas no envolvimento em feiras internacionais para garantir contratos e promover produtos de madeira vietnamitas.
Além de construir zonas de processamento de alta tecnologia, expandir a participação no mercado de exportação, promover proativamente o comércio de madeira e produtos de madeira nos principais mercados, desenvolver vendas por meio de canais de comércio eletrônico.
A indústria madeireira precisa prestar mais atenção e investir em fontes de matéria-prima. Especificamente, é necessário desenvolver mais grandes plantações madeireiras, florestas geridas de forma sustentável e florestas certificadas.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





