Voltar

Notícias

22
nov
2005
(GERAL)
Queimadas fazem 12 municípios do Acre decretarem estado de emergência
Doze municípios do Acre decretaram estado de emergência por conta da fumaça que vem de queimadas no Mato Grosso, Rondônia e Bolívia e que já ocupam cerca de 90% do Estado. De acordo com o secretário em exercício do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Fernando Lima, a fumaça chega ao Acre pelas frentes frias com origem nas regiões Sudeste e Sul. "Estamos com 244 focos de incêndio e pedimos à população para não atear fogo em suas pastagens, para evitar que o incêndio se alastre", disse.

Entre os principais municípios que entraram em estado de emergência estão Acrelândia, Xapurí e Brasiléia. Segundo Fernando Lima, de ontem (21) para hoje a fumaça abaixou, melhorando a visibilidade. "Equipes do corpo de bombeiros e os agricultores estão trabalhando para apagar o fogo e a Defesa Civil já assumiu a responsabilidade de conter o incêndio", disse. O Aeroporto Internacional de Rio Branco, que até ontem operava apenas através de instrumentos, já voltou a funcionar normalmente.

Lima afirmou que o clima continua seco, com a umidade relativa do ar em torno de 30%. De acordo com a Defesa Civil do Acre, o principal dano, além da queda da umidade, é a desidratação da vegetação. Novos dados sobre o avanço das operações deverão ser divulgados nos próximos três dias. Os principais pontos tratados no momento são áreas de proteção ambiental e reservas ecológicas.

Após determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, uma equipe de peritos do Departamento de Resposta aos Desastres e de Reconstrução da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), viajará para o Acre para ajudar o governo do Estado no combate, identificação das causas, análise e prevenção de incêndios florestais. A equipe deverá estar lá amanhã.

Fonte:Danielle Coimbra

Fonte:

Neuvoo Jooble