Notícias

La construcción del proyecto de desarrollo urbano de madera más grande del mundo comenzará en 2025. Image © Guallart Architects
A Atrium Ljungberg divulgou recentemente o Stockholm Wood City, o maior projeto de construção urbana em madeira do mundo — uma tentativa de demonstrar a preocupação sueca com a sustentabilidade. Do outro lado do mundo, o Projeto Tamango da Tallwood Architects é um exemplo dos desafios e oportunidades da construção em madeira no Chile e poderá ser o primeiro edifício de 12 pavimentos feito com estrutura de madeira pré-fabricada na América Latina.

Proyecto "Construye para crecer" en Perú. Image Cortesia de Susel Biondi
No Peru, o projeto Construye para Crecer dos Arquitetos Poggione+Biondi foi premiado na XIX Bienal Nacional de Arquitetura do Peru em 2022. Trata-se de um conjunto residencial que será construído principalmente em madeira. Mais ao sul, o Uruguai promoveu um concurso de habitação social em madeira, caminhando em direção à inovação na arquitetura de interesse social.

1. Primer Premio. 2. Segundo Premio. 3. Tercer Premio del Concurso Internacional de Arquitectura “Madera: innovando la arquitectura de interés social”. Image Cortesia de Jeannette Sordi
E não podemos esquecer que em 2020, Vicente Guallart venceu um concurso internacional que buscava definir os padrões para os edifícios de uma nova cidade na China. O projeto, intitulado A Cidade Autossuficiente, já naquela época explorava um novo modelo urbano construído em madeira.
.png)
La construcción del proyecto de desarrollo urbano de madera más grande del mundo comenzará en 2025. Image © Guallart Architects
Em todo o mundo, vemos que a sustentabilidade e a inovação na construção estão em mudando, e as estruturas de madeira estão se tornando uma opção promissora. Este mês, o ArchDaily se aprofundará no tema do O Futuro da Madeira e podemos perder a oportunidade de abrir a discussão ao nosso público. Queremos ouvir suas previsões e opiniões sobre o futuro deste material na arquitetura e no urbanismo.
A madeira é a chave para um futuro urbano mais sustentável e habitável? Ou existem desafios que devemos abordar antes de abraçar essa tendência? Quais são as implicações para a arquitetura, as cidades, a economia e o meio ambiente?
• Escrito por Fabian Dejtiar
Fonte: https://www.archdaily.com.br
Notícias em destaque














