Voltar

Notícias

10
dez
2022
(INTERNACIONAL)
Gerenciando a biodiversidade de Sarawak enquanto promove sua indústria madeireira

A SARAWAK aspira ser reconhecida globalmente na gestão sustentável das florestas tropicais e da biodiversidade, ao mesmo tempo em que promove sua indústria madeireira, diz o Premier Datuk Patinggi Tan Sri Abang Johari Tun Openg.

Adiantou que um montante de 6,5 milhões de RM do Orçamento do Estado para 2023 seria atribuído à conservação e protecção da vida selvagem e das Áreas Totalmente Protegidas (TPAs).

Ele disse que Sarawak tinha como meta designar um milhão de hectares da massa de terra do estado como TPS 2025 e, a partir do segundo trimestre deste ano, o total de TPAs anunciados é de 872.386 hectares.

“Para melhorar a gestão das TPAs e da vida selvagem, os seguintes projetos foram aprovados para implementação no âmbito do Projek Rakyat, nomeadamente o desenvolvimento do One-Stop Center na Reserva Natural de Bukit Lima com um custo total de RM5mil; estabelecimento do Centro de Descoberta da Natureza na Reserva Natural de Piasau a um custo total de RM30mil e Programas de Publicidade para o Parque Nacional Niah como Patrimônio Mundial da Unesco com um custo total de RM1,4mil.”

Ele disse isso ao apresentar o Projeto de Lei de Fornecimento (2023) de 2022 na Assembleia Legislativa de Sarawak (DUN) na segunda-feira (21 de novembro).

Ao mesmo tempo, ele disse que o governo do estado também implementou a Certificação de Manejo Florestal (FMC).

A política fornece requisitos obrigatórios para todas as licenças de longo prazo em Sarawak, que cobrem uma área de aproximadamente 3,9 milhões de hectares, para obter o FMC – até o momento, áreas que cobrem cerca de 1,35 milhão de hectares obtiveram a certificação com sucesso.

“O certificado visa garantir que os padrões de manejo florestal sustentável em Sarawak estejam alinhados com os padrões internacionais, melhorando a reputação do estado no mercado global.

“Além disso, o programa de Restauração da Paisagem Florestal (FLR) desempenha um papel importante na meta de sustentabilidade ambiental de Sarawak. Visa restaurar a integridade ecológica e melhorar a produtividade, bem como o valor econômico das paisagens florestais degradadas por meio de programas como o replantio de árvores.

“Uma quantia de RM19mil foi aprovada no 12º Plano da Malásia para implementar este projeto com 35 milhões de árvores a serem plantadas nos próximos três anos.

“Em 2023, RM2,3mil serão orçados para a continuação desta iniciativa e até agosto deste ano, mais de 14,45 milhões de árvores foram plantadas.”

POR SARAH HAFIZAH CHANDRA E NOOR SYAHHIRA HADY

Fonte: News Desk

ITTO Sindimadeira_rs