Notícias
Este ano a Feira Florestal Argentina volta renovada, em sua décima quinta edição, o maior evento florestal-industrial a céu aberto do país, e um dos mais importantes de toda a região, será de 17 a 20 de novembro no Parque Tecnológico Misiones (PTMi), Rota 12 Km 7 ½ de Miguel Lanús, Posadas.
Após dois anos de suspense, como aconteceu com todas as atividades devido à pandemia de Covid-19, este 2022 a Feira Florestal Argentina retorna com mais expositores e muitas novidades em tecnologia, know-how, pesquisa, inovação e desenvolvimento para cada um deles . as etapas da transformação da madeira, que prometem surpreender todos os intervenientes do sector e os visitantes que, como em todas as edições, vêm conhecer a evolução de um dos eventos mais importantes de toda a província e região.
Nesta edição, entre as principais novidades, a FFA terá Parcelas Demonstrativas de áreas florestais, por meio do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária e a participação de instituições regionais e nacionais, além de viveiros de todas as áreas, para apresentar os avanços genéticos e melhores práticas de plantio.
Outra das grandes inovações será a Dinâmica Florestal, que permitirá valorizar, por meio de demonstrações in loco de máquinas para implantação, poda, colheita, transporte e serragem, a tecnologia disponível para a indústria florestal de primeira transformação, visando em um uso cada vez melhor da madeira.
A dinâmica do controle de incêndios florestais será outra novidade na Feira Florestal Argentina 2022.
Aliança estratégica com o PTMi e o apoio do setor
Com o objetivo de garantir a continuidade e sucesso da tradicional Feira, oferecendo uma alternativa de destaque para os expositores, surge uma aliança estratégica com o Parque Tecnológico de Misiones, com a qual foi assinado um Acordo para a Vinculação e Fixação da Feira Florestal Argentina no PTMi premissas, com validade de dez anos (renováveis), o que garante previsibilidade e projeção de longo prazo, consolidando a Feira em um ambiente ideal para o desenvolvimento das diferentes atividades e a realização de bons negócios.
Câmaras e instituições nacionais que apoiam e participam da Feira Florestal Argentina 2022
Como em todas as edições desde 2004, a Feira Florestal Argentina conta com o forte apoio e presença da Associação de Produtores, Industriais e Comerciantes Florestais de Misiones e Norte de Corrientes (APICOFOM), da Associação de Madeiras, Serrarias e Indústrias Afins do Alto Paraná (AMAYADAP), a Federação Argentina das Indústrias da Madeira e Afins (FAIMA), a Confederação Econômica de Misiones (CEM), o Colégio de Engenheiros Florestais de Misiones (COIFORM), a Sociedade Rural de Misiones (SRM), a Sociedade Rural de Pequenos Animais de Misiones, Indústrias Madeireiras e Florestais de Entre Ríos e Sul de Corrientes (IMFER), a Associação Florestal Argentina (AFoA), da Associação Madeireira de Corrientes (AMAC). Também desde 2004 continuamente em cada edição o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação, hoje secretário, o Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), o Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI), a Universidade Nacional de Missões entre outros.
Durante as 14 edições, a Feira Florestal Argentina contou com a declaração de interesse da ilustre Câmara dos Deputados e do ilustre Senado da nação, bem como a presença institucional com estandes do governo das províncias de Corrientes, Entre Ríos e Chaco. .
Sobre o Parque Tecnológico de Misiones (PTMi)
O Parque Tecnológico de Misiones, presidido pelo Sr. Jorge Armando Maidana, é o local ideal para a incubação, criação e estabelecimento de empresas de base tecnológica e institutos de I&D. Desde a sua fundação em 2003, constitui um espaço de integração entre o governo provincial-local, câmaras e associações empresariais e instituições de ensino.
Seu principal objetivo é promover um novo paradigma de desenvolvimento regional, democrático e sustentável no contexto da economia globalizada e da sociedade do conhecimento.
“A Fundação Parque Tecnológico de Misiones é composta por 16 sócios fundadores, entre os estados provinciais e municipais de Posadas, instituições acadêmicas e entidades intermediárias, incluindo câmaras como Amayadap e Apicofom, e outras entidades também ligadas à silvicultura e sua indústria. Por isso, consideramos extremamente importante poder acompanhar a Feira Florestal Argentina como um projeto pensando no longo prazo, onde não apenas conhecimento, inovação, tecnologia, mas também negócios”, comentou Maidan
Fonte: Feria Forestal
Notícias em destaque





