Notícias
Móveis mais acessíveis para pessoas com deficiência não apenas auxiliam o cliente, mas podem ser um mercado crescente para o fabricante.
Móveis para pessoas com deficiência tornaram-se mais disponíveis nos últimos anos, impulsionados pelo poder da Ikea e seu conjunto ThisAbles de “hacks de móveis” imprimíveis em 3D em 2019 e, mais recentemente, pela gigante do varejo Pottery Barn, que reinventou mais de 150 de seus móveis domésticos mais vendidos para melhor atender às pessoas com deficiência.
Móveis Pottery-Barn-Inclusive. Móveis Pottery-Barn-Inclusive.
Em julho, a Pottery Barn, lançou sua linha inclusiva de móveis. Muitos deles eram ajustes simples em produtos existentes, como ajustar as alturas de mesas, mesas e penteadeiras. Os avanços em direção à inclusão na Pottery Barn aconteceram depois que Marta Benson, presidente da marca, notou que um dos banheiros de sua loja não continha móveis da Pottery Barn porque nenhum de seus consoles cumpria uma cláusula da ADA que exige que os banheiros públicos tenham pias acessíveis a cadeiras de rodas.
Benson começou a se sintonizar com questões de inclusão, o que resultou na contratação de especialistas da Disability Education and Advocacy Network e designers especializados em acessibilidade para consultar a coleção.
A coleção de 150 peças inclui pias de banheiro modernas com alturas de balcão compatíveis, mesas de estilo aberto com prateleiras acessíveis, mesas de jantar acessíveis para cadeiras de rodas e espelhos pivotantes em sete acabamentos. Há também uma mesa de cabeceira giratória, camas ajustáveis inteligentes e acessórios como luminárias de mesa, arandelas e ganchos que atendem às especificações do contrato.
CouchLift da Ikea CouchLift de madeira da Ikea.
Esta Habilidade não Incapacidade
O projeto ThisAbles da Ikea foi concebido para permitir que pessoas com necessidades especiais usufruam da qualidade de vida proporcionada pelos produtos IKEA. A empresa queria mudar a narrativa de Disability para ThisAbility – uma campanha transformacional que visa “criar uma vida cotidiana melhor para o maior número possível de pessoas”.
A empresa uniu forças com organizações sem fins lucrativos como Milbat e Access Israel, especializadas na criação de soluções especiais para populações com necessidades especiais e deficiências, e desenvolveu uma nova e revolucionária linha de produtos que preenchem algumas das lacunas entre os produtos IKEA existentes e as necessidades especiais das pessoas pertencentes a essas populações.
Muitos desses hacks simples podem ser criados com tecnologia de impressão 3D a partir de designs gratuitos para download, como visto neste vídeo.
Oportunidades para fabricantes
O crescimento potencial de móveis assistivos não é nada para ser desprezado. Um estudo detalhado da Fact.MR, um provedor de pesquisa de mercado e inteligência competitiva, descobriu que o mercado global de móveis assistivos deve atingir uma avaliação de US $ 5,5 bilhões até 2026, aumentando em um CAGR de 6% durante o período de previsão (2022- 2026).
Mobiliário assistivo inclui todos os recursos disponíveis para aqueles que são incapazes de se defender fisicamente. Essas ferramentas auxiliam consideravelmente os deficientes a se locomover, ler, ouvir e realizar outras tarefas diárias, o que está aumentando a demanda por esses produtos e acelerando a expansão do mercado. Os móveis que precisarão ser construídos para este mercado incluem camas, cadeiras reclináveis, grades e barras e abridores de portas, de acordo com o relatório.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





