Voltar

Notícias

23
ago
2022
(INTERNACIONAL)
Importações de madeira tropical aumentam nos EUA

As importações de madeira tropical serrada subiram 6% em maio, retornando a níveis próximos dos históricos. Os 27.451 metros cúbicos importados em maio foram o segundo maior volume mensal já registrado, pouco abaixo dos mais de 28 mil metros cúbicos importados em março.

As importações de mogno foram particularmente fortes, subindo 152% em maio e 66% no ano até agora em relação a 2021. As importações de Padauk, Acajou d'Afrique e Iroko mostraram ganhos acentuados em maio e estão superando os totais de 2021 até agora este ano. As importações de Virola caíram 63% e 29% no acumulado do ano.

As importações do Peru caíram para níveis mais históricos após um abril que viu as importações superarem todo o volume de 2021. As importações do Brasil e da Indonésia continuaram a subir em maio e estão mantendo um nível 10-15 vezes maior do que no ano passado.
As importações de Camarões e Costa do Marfim aumentaram 32% em maio e estão bem acima do volume do ano passado até o momento. As importações totais de madeira tropical serrada aumentaram 211%, este ano, embora as mudanças feitas este ano pelo governo dos EUA na forma como classificam as madeiras de lei tropicais dificultem a comparação direta.

O Canadá também está estabelecendo recordes de importações de madeira tropical serrada, já que os totais aumentaram pelo quarto mês consecutivo em maio. As importações aumentaram 32% em maio, com as importações de Camarões, Indonésia, Estados Unidos e Congo (ex-Brazzaville e ex-Zaire) mais que dobrando. As importações gerais aumentaram 32% no acumulado do ano até maio em relação aos números de 2021.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs