Notícias
Os preços do compensado e da madeira serrada subiram de 10 % a 20% nos últimos três meses e isso está alimentando o preço de novas casas. A madeira serrada para construção está em falta e alguns na indústria estão chamando isso de outro "choque de madeira ".
O primeiro choque de madeira foi no início de 1990, o segundo em 2000, quando a extração de madeira foi restringida na Indonésia. O terceiro é considerado o aumento dos preços da madeira serrada no ano passado, resultado de uma rápida recuperação da demanda por moradias nos EUA. De acordo com o índice de preços de bens corporativos do BoJ, os preços dos produtos de madeira subiram mais de 40% ano a ano em junho.
Diante do aumento dos preços da madeira, há movimentos para aumentar os preços das casas no Japão. Em janeiro, a Daito Trust Construction aumentou o preço de suas casas em 2%. Um porta-voz da Sumitomo Forestry disse que “esta é uma situação difícil e estamos revisando os preços das casas conforme necessário”.
A atenção se voltou para os recursos domésticos de madeira . Atualmente, as florestas plantadas representam 40% do total de florestas do país, mas, segundo a Agência Florestal , não há uma cadeia de abastecimento eficiente para o processamento e distribuição de grandes volumes de madeira doméstica .
Os operadores de pequeno e microflorestal respondem por 90% da indústria nacional de colheita e processamento no Japão e o número de trabalhadores no setor continua a diminuir. As questões de distribuição precisam ser tratadas para maior uso da madeira doméstica .
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





