Notícias
As indústrias madeireiras do Vietnã e da Malásia assinaram um memorando de cooperação (MoC) para fortalecer ainda mais a cooperação econômica entre os dois países.
O MoC também abrirá caminho para que os fabricantes de madeira vietnamitas e malaios criem oportunidades para promover exportações e importações, de acordo com a Vietnam News Agency (VNA).
O MoC foi assinado pela Associação de Exportadores de Madeira da Malásia, o Conselho de Móveis da Malásia, a Associação de Produtos Florestais e de Madeira do Vietnã, a Associação de Móveis Binh Duong, a Associação de Artesanato e Indústria de Madeira de Dong Nai e a Associação de Artesanato e Indústria de Madeira de Ho Cidade de Chi Minh.
O CEO do Conselho de Madeira da Malásia, Muhtar Suhaili, disse que a Malásia está comprometida em desenvolver ainda mais sua indústria madeireira de forma sustentável.
A Malásia pode se beneficiar do maior investimento estrangeiro direto do Vietnã na fabricação de móveis e no acesso ao mercado da UE por meio dos acordos de livre comércio do Vietnã, disse ele à VNA.
Segundo Muhtar, a mão de obra qualificada e a disponibilidade de mão de obra local serão uma vantagem para o Vietnã, e a vantagem de fazer fronteira com a China facilitará o acesso a peças de móveis e painéis de madeira.
O MoC está alinhado com o acordo da Cúpula da Asean em 2000, onde a Iniciativa para a Integração da Asean foi lançada para diminuir a lacuna de desenvolvimento e aumentar a competitividade da associação como região.
Espera-se também proteger os interesses de ambos os países contra regulamentações que possam afetar os interesses de suas indústrias madeireiras.
A exportação de produtos de madeira da Malásia para o Vietnã em 2021 atingiu US$ 38,44 milhões (RM169,21 milhões), enquanto a Malásia gastou US$ 148,25 milhões na importação de produtos de madeira do Vietnã. – Berna, 20 de junho de 2022
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





