Voltar

Notícias

06
jul
2022
(MADEIRA E PRODUTOS)
Compradores europeus demonstrando mais interesse em madeiras africanas

Os produtores da região estão relatando uma demanda firme por padouk, okoume, ovangkol e até mesmo gheombi, uma madeira que não era comum no mercado até um ano atrás. Gheombi é usado para fabricação de portas. A madeira tem listras escuras , mas isso é aparentemente apreciado no mercado chinês .

Como resultado da interrupção do fornecimento de faias devido à invasão russa de compradores ucranianos para os mercados em compradores europeus, estão mostrando mais interesse em madeiras africanas especialmente para madeiras que poderiam ser alternativas para a faia.

A disponibilidade de madeiras de fornecedores tradicionais na Europa tornou-se ainda mais desafiadora desde a invasão russa da Ucrânia incentivando os importadores a olhar mais para os produtos tropicais. Os produtores observaram que a demanda dos compradores europeus é mais ativa do que o habitual para o início da temporada de férias europeia .

Em outras notícias, nos primeiros quatro meses de 2022, as importações de madeira e madeira serrada do Vietnã de Camarões aumentaram em relação ao mesmo período de 2021 , com as importações de madeira-serra, em particular, alcançando 70.000 cu.m, no valor de US$ 31,92 milhões, 72% acima do volume e 74% em valor.

Embora as importações de madeira tropical do Vietnã tenham aumentado , houve uma desaceleração da demanda pelo mercado chinês , onde é relatado que houve um acúmulo de estoques.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO