Voltar

Notícias

05
jul
2022
(GERAL)
Produtores florestais de Pinus têm até 10 de agosto para obter nematoides

Produtores florestais de Pinus têm até 10 de agosto para obter nematoides para prevenção e controle da vespa-da-madeira

A AGEFLOR – Associação Gaúcha de Empresas Florestais, através do Programa Pinus, juntamente com o Sindimadeira-RS, informa aos produtores das espécies deste gênero florestal que o prazo para obtenção dos nematoides, para fins de controle biológico da vespa-da-madeira (Sirex noctilio), ocorre somente até o dia 10 do mês de agosto.

A vespa-da-madeira é um inseto originário da Europa, Ásia e norte da África e, no Brasil, ataca plantios de pinus nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O prejuízo às árvores é causado principalmente durante a postura, quando as fêmeas, além dos ovos, introduzem na árvore uma mucossecreção e um fungo, que são tóxicos à planta, causando a sua morte.

O monitoramento é realizado pela instalação de árvores-armadilha e também pela utilização das amostragens sequencial e sistemática. O controle biológico é feito com o uso de um nematoide (Deladenus siricidicola) que é inoculado no tronco de árvores atacadas. O nematoide, principal inimigo natural da vespa-da-madeira, parasita as larvas da vespa e se instala no aparelho reprodutor. Assim, uma fêmea parasitada, ao emergir, faz posturas em outras árvores mas seus ovos estarão inférteis e contém centenas de nematoides. Deste modo, a própria vespa, durante a postura, auxilia na dispersão do nematoide para outras árvores.

DOSES DE NEMATOIDES
Os nematoides são criados no laboratório da Embrapa Florestas em Colombo (PR) e distribuídos em doses de 20 mL para empresas associadas e não associadas via Associação Gaúcha de Empresas Florestais e o Funcema (Fundo Nacional de Controle de Pragas Florestais).

Os nematoides são fornecidos gratuitamente aos produtores cadastrados no Programa Pinus e em dia com suas contribuições ou podem adquiridos, extraordinariamente, pelos produtores não cadastrados por R$ 100,00 (cem reais) a dose e despesas de envio.

As entregas são realizadas às quartas-feiras (a partir das 14 horas) e ficam disponíveis para retirada (em horário comercial), por no máximo 3 dias, na sede da AGEFLOR (Porto Alegre) ou também no SINDIMADEIRA (Caxias do Sul). Os pedidos deverão ser encaminhados, no mínimo, com 7 dias de antecedência para o e-mail ageflor@ageflor.com.br. Para mais informações, ligue para a AGEFLOR no 51 3221-6116 ou consulte o site http://www.ageflor.com.br

Fonte: Ageflor

ITTO Sindimadeira_rs