Notícias
Taylor Guitars, um construtor global de violões acústicos premium, revelou uma mudança radical em sua série 700, mudando de seu antigo emparelhamento de madeira de jacarandá e abeto para uma construção de corpo totalmente havaiana.
As novas guitarras koa havaianas "Select-grade" substituirão os modelos da série 700 de pau-rosa/abeto da Taylor e apresentam uma estética orgânica e uma nova voz para um som mais vivo e vigoroso.
A série reimaginada é lançada com dois novos modelos de guitarra: o Grand Auditorium 724ce e o Grand Concert 722ce. De acordo com a empresa, a nova série 700 totalmente koa traz uma personalidade koa excepcionalmente atraente para a linha em comparação com a série Koa existente e altamente figurada de Taylor, canalizando uma estética mais orgânica.
A empresa usa Koa que é cultivado e colhido de forma sustentável, o que não é uma filosofia nova para a empresa. Em 2020, por exemplo, a empresa Taylor Guitars lançou sua iniciativa Urban Wood, incorporando cinzas moídas de árvores comunitárias como as costas e as laterais de sua guitarra Builders Edition 324ce.
No início deste ano, a Taylor Guitars ficou em 9º lugar na “lista mais inovadora” da Fast Company. Ele fez a lista em grande parte com base nas iniciativas do fabricante de guitarras para incorporar materiais sustentáveis em seus produtos. Isso inclui o uso de cinzas urbanas recuperadas localmente.
As novas guitarras apresentam a nova madeira de koa "Select-grade" que possui uma rica variedade de cores e estrutura de grãos retos. O mestre construtor da Taylor, Andy Powers, projetou as guitarras com um acabamento fosco ultrafino e um padrão de reforço traseiro modificado, uma combinação que minimiza o efeito de amortecimento para produzir uma guitarra koa mais forte, vibrante e reflexiva. Os dois novos modelos já estão disponíveis em revendedores autorizados Taylor em todo o mundo.
A nova série 700 totalmente koa baseia-se na longa história de Taylor de usar koa havaiano em guitarras, que remonta à estreia de sua série Koa em 1983, mas oferece intencionalmente uma aparência, sensação e personalidade musical distintas em comparação com o icônico, ultra- Série Koa premium.
"Por quase 40 anos, Taylor construiu uma reputação criando belas guitarras Koa Series", disse Powers. “Mas muita madeira de koa de som fantástico vem de árvores que não têm grãos profundamente figurados”.
Powers descreve as diferenças sonoras entre a nova série 700 e a série Koa existente de Taylor usando uma analogia com o café: -feijão torrado, apresentado da forma mais direta possível para a mais pura experiência de koa. Você obtém todo o sabor, com o mínimo de filtragem."
Os conjuntos de koa "Select-grade" visualmente impressionantes apresentados na Série 700 vêm de árvores que crescem mais retas e contêm tons variados e belas listras. O acesso a essa variedade de cores foi possibilitado pela inovadora parceria de manejo florestal da Taylor, com sede no Havaí, com o parceiro de fornecimento de longa data Pacific Rim Tonewoods.
Sua joint venture, Siglo Tonewoods, trabalha com grandes proprietários de terras no Havaí por meio de contratos de conservação, que permitem à Siglo colher um número selecionado de árvores de koa e, em troca, a Siglo investe o valor dólar por dólar dessa madeira em projetos de melhoria para restaurar as florestas nativas havaianas. Através deste arranjo, a Siglo passou a se envolver mais diretamente no corte de toras, resultando na descoberta de variedades com uma paleta de cores e caráter visual mais ricas do que as encontradas anteriormente.
Em vez de usar o acabamento brilhante da série Koa na série 700, a Powers optou por um acabamento fosco ultrafino e de poros abertos, que não apenas suporta a estética visual orgânica, mas também desempenha um papel importante na sensação e no som do as guitarras.
"Eu estava pensando nessas guitarras de fora para dentro", disse Powers. "Com o acabamento ultrafino, você pode sentir a textura real da madeira, a estrutura do grão, os poros. Você também ouvirá mais os elementos táteis do seu toque - mais da ponta dos dedos, uma palheta tocando as cordas, o sutil nuance do som natural de um guitarrista. Eu penso nisso como uma versão reflexiva do jogador de uma guitarra koa - você tem mais controle sobre como você soa."
Tanto o 724ce quanto o 722ce apresentam um novo conjunto de detalhes decorativos focados em materiais naturais, incluindo encadernação de jacarandá (incluindo uma boca encadernada), uma roseta de paua/pau-rosa, guarnição de borda superior de maple/rosewood e um pickguard de maple manchado de escuro. As guitarras também apresentam um novo e discreto motivo embutido "Fonte" em madrepérola. Os afinadores são de bronze polido Taylor.
O novo koa 700s substituirá os modelos da série rosewood/spruce 700, exceto o recém-lançado Builder's Edition 717, que mantém seu emparelhamento de rosewood/spruce tonewood e outras especificações. Os koa 700s juntam-se a uma variedade de guitarras de madeira koa existentes, incluindo a série Koa, modelos selecionados da série 200 e 200 DLX, GS Guitarras Mini Koa e Koa Baby Taylor. O 724ce e o 722ce são vendidos por US$ 3.499 e incluem um estojo rígido Taylor Deluxe.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





