Voltar

Notícias

26
jun
2022
(INTERNACIONAL)
ADEX recomenda redução de impostos para PMEs subcontratadas

Segundo nota da Associação de Exportadores (ADEX), o Peru tem 21 Acordos de Livre Comércio com 54 países, o que abre a possibilidade de acesso a um grande mercado internacional.

As exportações não tradicionais (como produtos de madeira) estão em constante crescimento em parte devido aos TLCs e isso se reflete no fato de que nas últimas duas décadas os embarques peruanos para o exterior se multiplicaram por sete.

Além disso, o Peru tem três milhões de empregos associados à atividade de exportação que contribui com cerca de 29% do PIB. É por isso que a ADEX está instando o governo a adotar medidas para não perder o que foi alcançado nos últimos 20 anos.

A este respeito, o presidente da ADEX, Julio Pérez Alván, lembrou que "entre as medidas de curto prazo propomos repor o inconveniente das PME que fazem parte da cadeia de exportação".

O drawback é o regime aduaneiro que permite a devolução de um percentual do valor FOB (saldo a favor do beneficiário) mediante a restituição total ou parcial dos direitos aduaneiros incidentes na importação de insumos incorporados ou consumidos na produção de bens exportados. De 2019 até hoje, a taxa de devolução é de 3%.


“Atualmente, apenas as empresas que vendem no mercado externo têm esse regime tributário, no entanto, essas empresas são apoiadas por fornecedores e devem ter esse benefício porque sua produção acaba sendo direcionada para o exterior”, acrescentou Pérez.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO