Notícias
As exportações de madeira e produtos de madeira do Vietnã nos primeiros cinco meses de 2022 foram estimadas em 7,15 bilhões de dólares, um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2021. Os FTAs apoiaram as exportações de madeira.
Exportações de madeira devem crescer 8% no primeiro semestre de 2022
O Departamento de Importação e Exportação (sob o Ministério da Indústria e Comércio) citou dados divulgados pelo Departamento Geral de Alfândegas, dizendo que o volume de negócios de exportação de madeira e produtos de madeira em maio de 2022 foi estimado em 1,55 bilhão de dólares, um aumento de 7,9% em comparação a maio de 2021. Geralmente, nos primeiros 5 meses de 2022, o volume de negócios de exportação de madeira e produtos de madeira foi estimado em 7,15 bilhões de dólares, um aumento de 6,9% em relação ao mesmo período de 2021.
Na estrutura de exportação de madeira e produtos de madeira, o volume de negócios de exportação de produtos de madeira em maio de 2022 foi estimado em 1,02 bilhão de dólares, uma queda de 8,9% em relação a maio de 2021. Nos primeiros 5 meses de 2022, as exportações de produtos de madeira atingiu 5,2 bilhões de dólares, um ligeiro aumento em relação ao mesmo período de 2021.
Com os resultados alcançados nos primeiros 5 meses de 2022, disse o Departamento de Importação-Exportação, é possível que o volume de negócios de exportação de madeira e produtos de madeira aumente 8% no primeiro semestre de 2022.
Segundo especialistas, no contexto de tensões geopolíticas não resolvidas, juntamente com a situação epidêmica imprevisível, a indústria da madeira ainda mantém um ritmo positivo de crescimento das exportações. Isso mostra a direção unificada, flexível e correta do Governo, Ministérios e Associações.
No qual, destaca-se que os empreendimentos da indústria da madeira transformaram desafios em oportunidades, a resiliência dos negócios, a flexibilidade, exploração e criatividade dos negócios.
Além disso, há também a contribuição dos Acordos de Livre Comércio (TLCs) de nova geração que têm apoiado a indústria de processamento de madeira do Vietnã para impulsionar as exportações para diversos mercados, aumentando sua competitividade de produtos vietnamitas nos países, especialmente países sem acordos.
Ainda há desafios
Apesar de alcançar um volume de negócios de exportação positivo, a exportação de madeira e produtos de madeira do Vietnã ainda enfrenta muitos desafios. Especificamente, desenvolvimentos imprevisíveis da epidemia de Covid-19; o risco de interrupção da cadeia de suprimentos devido a tensões comerciais e geopolíticas; altas taxas de frete; prevê-se que o preço dos bens importados, matérias-primas, combustíveis e materiais importados como insumos para a produção continue a aumentar. Notadamente, a autonomia logística é considerada a maior barreira.
Fonte: VITIC/congthuong.vn
Notícias em destaque





