Voltar

Notícias

21
jun
2022
(QUEIMADAS)
Centros de combate ao desmatamento e às queimadas na Amazônia

Em maio, o Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL), que coordena e integra as atividades dos ministérios e órgãos federais relacionados à Amazônia, sediou uma reunião para discutir as ações do Governo Federal brasileiro para a preservação e o desenvolvimento a Amazônia. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou do encontro e destacou as principais iniciativas na Amazônia Legal.

Como resultado, decidiu-se estabelecer 6 centros de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais na região. Essas bases fazem parte da Operação Guardiões do Bioma Amazônia, uma ação conjunta com o Ministério da Justiça e o Ministério do Meio Ambiente. A meta eventual é ter 10 bases operando em toda a Amazônia.

Durante o encontro foi destacada a importância de aliar preservação e conservação ao desenvolvimento da Amazônia Legal. Foram mencionados os investimentos em pesquisas e incentivos ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o programa “Regenera Brasil” de recuperação de áreas degradadas e parcerias internacionais em projetos como o ATTO Tower (Amazon Tall Tower Observatory).

A reunião do CNAL também tratou do Plano Estratégico do Conselho Nacional da Amazônia Legal 2020-2030 e do “Plano Nossa Amazônia”. Esses planos alinham e integram as ações planejadas pelo governo federal para a região.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO