Notícias
Malásia anunciou que não haverá novas licençasemitidas para projetos de plantações florestais,.Enquanto isso, nenhum estado foi relatado para ter excedido a cota anual de corte estabelecida pelo governo ou emitidanovas licenças para projetos de plantações florestais diz Ministério da Energia e Recursos Naturais que reivindica estadeveu-se à ação proativa do governo que concentra-se na proteção dos recursos naturais do país.
A página inicial do Ministério da Energia e Recursos Naturaisexplica “De acordo com a Constituição da Malásia, a silvicultura está sob a jurisdição do respectivo Estado Governos. Como tal, cada Estado tem o poder de decretar leis sobre a silvicultura e formular a política florestalindependentemente.
O poder executivo do Governo Federal apenas estende-se à prestação de aconselhamento e assistência técnica aos Estados, a formação, a realização de pesquisas e na manutenção de estações experimentais e de demonstração.A fim de facilitar a adoção de uma política coordenada eabordagem comum da silvicultura, bem como conciliar políticas setoriais que fazem interface com o setor florestal, um foi criado o Conselho Nacional de Terras.
O objetivo do Conselho é permitir que o Governo Federal e os Governos Estaduais para discutir e resolver problemas comuns problemas e questões relacionadas com a política florestal,administração e gestão, bem como para melhorar cooperação entre os governos federal e estadual,para assegurar uma abordagem coordenada na implementação de políticas e programas relacionados com a silvicultura".
Em notícias relacionadas , o governo de Sarawak pretende estabelecer um milhão de ha. de plantio florestal até 2025 para fornecer novas fontes de matéria-prima para as indústrias a jusante isso, diz o governo do Estado, vai aliviar a pressão sobre a floresta natural e também para aumentar a cobertura florestal do estado para reduzir o efeito estufa .
A mudança para utilizar troncos de plantações é lenta, mas constante à medida que mais plantações se tornam prontas para a colheita. Um exemplo pode ser visto com as empresas Ta Ann Holdings em Sarawak. O grupo elevou sua produção de troncos de floresta plantada em 63% para 50.319 cu m em 2021 .
Os projetos de plantação florestal de Ta Ann em Sarawak são principalmente o mangium de acácia, mas outras espécies são plantadas, incluindo kelampayan, sawi, benuang e engkabang.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





