Voltar

Notícias

13
mai
2022
(INTERNACIONAL)
Desenvolvimento de plantações de acácias no Vietnã

Nas últimas três décadas, o Vietnã emergiu como um “reino da acácia”. O desenvolvimento da indústria madeireira do Vietnã não será um sucesso sem o imenso crescimento da plantação de acácias. No entanto, o uso de variedades inadequadas e tecnologias inadequadas de propagação de sementes, técnicas de manejo insustentáveis têm levado a um baixo desempenho dos negócios de plantação de acácia.

Atualmente, as plantações de acácia se estendem por mais de 2,2 milhões de hectares, representando cerca de 60% da área total de florestas plantadas comerciais no Vietnã.

Acacia mangium, acacia auriculiformis, híbrido de acácia (um híbrido dessas duas variedades) e acácia crassicarpa crescem bem em altitudes abaixo de 700 m acima do nível do mar.

Estas espécies de acácia têm um papel importante no reflorestamento de terrenos baldios e morros desnudados, melhorando a recuperação de terras, auxiliando no controle da erosão e sendo a principal fonte de matéria-prima para as indústrias de processamento de madeira. As plantações de acácia contribuíram muito para o alívio da pobreza de um grande segmento da população rural vietnamita.

Do total de receitas de exportação de madeira e produtos de madeira de US$ 14,8 milhões, cerca de metade foi fabricada a partir de acácia.

No entanto, o planejamento inadequado e o plantio extensivo em terrenos com condições de local erradas, juntamente com um ciclo de corte muito curto (4 - 6 anos), juntamente com outros fatores, reduziu o potencial e a eficiência de toda a cadeia de valor da acácia.

Em muitas localidades, os agricultores ainda plantam acácia em terrenos com condições climáticas e de solo inadequadas (mais de 700 m acima do nível do mar, encostas muito íngremes e alta frequência de tempestades. Como resultado, em certas áreas, as plantações de acácia são culpadas por deslizamentos de terra e outros impactos negativos no meio ambiente Para resolver esta situação, o Ministério da Ciência emitiu Normas sobre requisitos do local para acácia mangium (TCVN 11366-1:2016), acácia auriculiformis (TCVN 11366-3:2019).

Nas plantações comerciais, a origem das sementes e o tratamento das mudas são fatores-chave que determinam a saúde, a produtividade e a qualidade das florestas plantadas. As sementes melhoradas contribuíram para aumentar o rendimento médio anual das plantações de acácia de 15 m3 para mais de 20 m3 por hectare.

O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural reconheceu muitas variedades de acácia para plantio. No entanto, o número de variedades comumente usadas ainda é limitado, a transferência de novas variedades continua lenta e o tempo de vida do uso de certas árvores plus em viveiros para reprodução de sementes é muito longo, levando ao vigor.

Outro fator que afeta o rendimento e a qualidade das plantações de acácia são as medidas técnicas para intensificar o desempenho da plantação. Muitos agricultores ainda praticam o estabelecimento de plantio extensivo, com densidade de plantio extremamente alta (até 3.500 – 4.000 hastes por hectare) e sem desbaste. Com uma densidade tão alta, as árvores costumam ter um diâmetro pequeno, a vegetação sob a copa das plantações não consegue crescer e a penetração de água reduzida, acelerando a erosão e os deslizamentos de terra em locais de alta inclinação.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs