Voltar

Notícias

30
abr
2022
(GERAL)
Stora Enso vende serrarias e operações florestais na Rússia

Devido às incertezas no mercado russo, a Stora Enso concordou em alienar suas duas serrarias na Rússia. As serrarias Nebolchi e Impilahti da Companhia serão alienadas para a administração local. Além disso, o desinvestimento inclui a operação florestal russa da Stora Enso que colhe madeira e a fornece às serrarias.

A Stora Enso avalia que a propriedade e a operação local podem fornecer uma solução de longo prazo mais sustentável para essas operações comerciais e os funcionários que trabalham lá.

A transação, dependendo das aprovações necessárias, deverá ser concluída no segundo trimestre de 2022 e não terá impacto material nas vendas anuais e no EBIT operacional da Stora Enso. Devido à diminuição das perspectivas de negócios nestes negócios, uma perda por redução ao valor recuperável de EUR 70 milhões foi registrada no resultado do primeiro trimestre. A perda adicional na transação em IFRS será de aproximadamente 60 milhões de euros, consistindo principalmente em ajustes de conversão cambial a serem registrados na data de fechamento. As despesas são consideradas como itens que afetam a comparabilidade.

As serrações estão localizadas em Novgorod (Nebolchi) e Karelia (Impilahti), empregando aproximadamente 330 pessoas e têm uma capacidade anual total de 350.000 m3 de madeira serrada, incluindo 55.000 m3 de madeira processada e 65.000 toneladas de pellets. As operações florestais russas da Stora Enso empregam aproximadamente 170 pessoas e administram direitos de colheita de longo prazo para cerca de 370.000 hectares.

A Stora Enso anunciou em 2 de março de 2022 que interromperia toda a produção e vendas na Rússia até novo aviso. O Grupo está em processo de encontrar uma solução sustentável para o futuro de suas três fábricas de embalagens na Rússia.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

ITTO Sindimadeira_rs