Notícias
Quando bebemos um copo d'água, escrevemos em um caderno, tomamos remédio para febre ou construímos uma casa, nem sempre fazemos a conexão com as florestas. E, no entanto, esses e muitos outros aspectos de nossas vidas estão ligados às florestas e aos serviços ambientais prestados pelas florestas de uma forma ou de outra.
A madeira ajuda a fornecer alimentos e água sem produtos químicos em muitas cozinhas, construir inúmeros móveis e utensílios de madeira, substituir materiais tão nocivos quanto o plástico, criar fibras para nossas roupas e, por meio da tecnologia, fazer parte dos campos da medicina ou da corrida espacial.
O tema do Dia Internacional da Floresta deste ano é “Florestas e produção e consumo sustentáveis”, que se refere à gestão florestal sustentável e à forma como gerimos os recursos florestais que são fundamentais para combater as alterações climáticas e contribuir para a prosperidade e bem-estar. ser das gerações atuais e futuras. As florestas também desempenham um papel crucial na redução da pobreza e na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
“É vital produzir e consumir madeira de forma mais ecológica para o planeta e seus habitantes. Vamos proteger este recurso facilmente renovável com uma gestão sustentável das florestas”, disse Rajendra Aryal, representante da FAO na Indonésia.
No entanto, apesar de todos esses benefícios ecológicos, econômicos, sociais e de saúde inestimáveis, o desmatamento global continua em um ritmo alarmante.
O mundo está perdendo 10 milhões de hectares de floresta por ano – mais da metade do tamanho de Sulawesi – e a degradação da terra afeta quase 2 bilhões de hectares, uma área maior que a América do Sul.
A perda e a degradação da floresta emitem enormes quantidades de gases que aquecem o clima, e estima-se que mais de oito por cento das plantas florestais e cinco por cento dos animais e pássaros da floresta estão em “risco extremamente considerável” de extinção.
“O governo da Indonésia fez enormes esforços para reduzir o desmatamento. Precisamos valorizar esse esforço apoiando o governo indonésio para fazer cumprir a lei para proteger a floresta e a comunidade florestal como aspectos fundamentais no manejo florestal sustentável”, acrescentou Rajendra.
O Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MoEF) informou que o desmatamento na Indonésia em 2020 foi o mais baixo em mais de 30 anos. Em 2019, o Ministério do Meio Ambiente e Florestas (MOEF) reabilitou cerca de 400 mil hectares de florestas e, durante a pandemia, o MoEF planeja aumentar o número de mudas que serão plantadas este ano.
A presidência do G-20 da Indonésia também impulsiona o programa da Indonésia para alcançar o desenvolvimento econômico sustentável, e o ano 204] 5 metas para incluir o manejo sustentável das florestas. A FAO apoia a Indonésia para garantir que a madeira seja produzida de acordo com as leis indonésias por meio de um projeto sobre Governança e Comércio de Aplicação da Lei Florestal (FLEGT).
As florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo, com mais de 60.000 espécies de árvores. Cerca de 1,6 bilhão de pessoas dependem diretamente das florestas para alimentação, abrigo, energia, medicamentos e renda.
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 21 de março como o Dia Internacional das Florestas (IDF) em 2012. Este dia celebra e aumenta a conscientização sobre a importância de todos os tipos de florestas. O tema para cada Dia Internacional das Florestas é escolhido pela Parceria Colaborativa sobre Florestas.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





