Voltar

Notícias

12
abr
2022
(GERAL)
Capacitação em ILPF para técnicos de AL retoma formato 100 por cento presencial

Um grupo de assistentes técnicos participou de mais um módulo da capacitação continuada ‘ILPF na Zona da Mata e Agreste de Alagoas’

Um grupo de assistentes técnicos de Alagoas participou, nos dias 5 e 6 de abril, de mais um módulo da capacitação continuada ‘ILPF na Zona da Mata e Agreste de Alagoas’. Retomando o formato totalmente presencial após dois anos, por conta da pandemia, o curso foi coordenado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros e Embrapa Florestas, com apoio de diversos parceiros.

A capacitação é uma iniciativa da Embrapa, do Sebrae-AL e da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), e conta com a parceria nacional da Associação Rede ILPF e parceria local da Superintendência do Ministério da Agricultura em Alagoas, Emater/AL, Fazenda São Sebastião do Bonito - Grupo Álvaro Vasconcelos e Fazenda Buenos Aires.

O objetivo é ampliar a área utilizada com sistemas silvipastoris na Zona da Mata e Zona do Agreste de Alagoas. A iniciativa envolve ações em duas frentes - a instalação em campo de áreas demonstrativas das soluções tecnológicas e a capacitação continuada de assessores técnicos, a maioria dos quais ligados à Emater/AL, que atenderão a demandas de produtores para implantação de sistemas integrados adaptados às regiões.

O primeiro dia foi reservado a palestras e apresentações, no auditório do Sebrae em Maceió. O pesquisador Roberto Giolo, da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), abriu os trabalhos, abordando os componentes de forrageiras nos sistemas de Integração Lavoura - Pecuária - Floresta (ILPF).

Em seguida, o assessor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (FAEAL) Noel Loureiro, que também é produtor rural, falou sobre os desafios de se implantar o componente florestal em sistemas integrados em Alagoas.

À tarde, o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Paulo Albuquerque, juntamente com o representante da Florestal Alagoas (FlorAL) Marcos Rezende, apresentaram a evolução das Unidades de Referência Tecnológica (URTs) de ILPF instaladas em Alagoas. 

URTs funcionam como vitrines das soluções tecnológicas aplicadas em campo, onde assistentes técnicos, produtores e estudantes podem ver de perto e na prática os resultados das novas tecnologias em funcionamento, recebendo explicações e informações de pesquisadores e técnicos da Embrapa e parceiros.

Na quarta (6), o dia foi reservado para a visita às URTs montadas na Fazenda São Sebastião do Bonito, em Chã Preta, a 104 quilômetros da capital. Na propriedade do grupo parceiro Álvaro Vasconcelos, os participantes puderam ver de perto a aplicação e os excelentes resultados de sistemas integrados que combinam as culturas de milho e sorgo e o componente arbóreo eucalipto.

Fonte: Por: Embrapa

Sindimadeira_rs ITTO