Notícias
O aumento dos custos de insumos está corroendo os lucros dos fabricantes de produtos de madeira, colocando-os em risco.
Além disso, a tensão Rússia-Ucrânia provavelmente causará um encolhimento da oferta de madeira russa, agravando a situação.
Com a oferta de madeira cada vez mais apertada, as empresas vietnamitas terão que competir mais ferozmente por madeiras no mercado internacional, principalmente madeiras da UE e dos EUA.
Tô Xuân Phúc, especialista em políticas da organização sem fins lucrativos Forest Trends, disse que o Vietnã precisava importar de 5 a 6 milhões de metros cúbicos de madeira como matéria-prima todos os anos.
O recente aumento da demanda por madeira nos países exportadores de madeira causou uma escassez, elevando os preços. Os preços mais altos dos materiais, juntamente com os custos crescentes de transporte, aumentaram as contas de importação, levando muitos fabricantes à não lucratividade.
O especialista estava preocupado que os preços da madeira continuassem subindo no curto prazo, tornando os produtos de madeira vietnamitas menos competitivos no mercado internacional.
“O aumento dos custos de transporte e os preços mais altos da madeira irão corroer a competitividade dos produtos de madeira vietnamitas no mercado internacional”, disse ele.
Phan Văn Phước, diretor da Tân Phước Co. Ltd., prevê que a escassez de madeira durará de 2 a 3 meses e atingirá seu pico em março.
Ele disse que sua empresa teve que aumentar os preços de seus produtos para permanecer operacional e não importaria madeira adicional no curto prazo devido aos altos custos.
Ele acrescentou que, se os clientes estrangeiros não aceitarem os novos preços de sua empresa, não havia nada que ele pudesse fazer.
Nguyễn Xuân Thụy, diretor da Liên Khanh Co. Ltd., sublinhou que o fornecimento limitado de madeira era uma dificuldade enfrentada por sua empresa de processamento de madeira.
A empresa teve que estocar madeira meses atrás para produzir material suficiente em meio ao aumento dos preços.
Apesar dos custos crescentes de insumos, ela está tentando manter os preços da madeira processada estáveis às custas de seus próprios lucros, aliviando assim a carga sobre os fabricantes.
“Estamos sob crescente pressão para aumentar os preços da madeira processada, mas não o faremos no curto prazo para o bem dos fabricantes”, disse o diretor.
Trần Quốc Mạnh, diretor geral do Sai Gon Trading Production Development JSC, está mais preocupado com os custos do combustível do que com os preços da madeira.
Ele disse que os preços da gasolina chegaram a 27.000 VNĐ27.000 (US $ 1,18) por litro, superando as capacidades de enfrentamento dos fabricantes.
Assim, os fabricantes estão relutantes em assinar novos contratos por medo de que os preços da gasolina continuem subindo.
“Muitos fabricantes de produtos de madeira precisam ficar parados em meio a altos custos de combustível e fretes. Eles não estão dispostos a assinar novos contratos devido a incertezas de custos”, explicou o diretor.
O especialista em políticas Phúc compartilha dessa opinião, dizendo que o aumento dos preços do petróleo aumentou as taxas de frete, elevando os custos de transporte a um novo recorde.
Ele disse que as taxas de frete aumentaram até seis vezes desde o início da pandemia, e as operações militares russas na Ucrânia estão piorando as coisas.
Ele acredita que os custos de transporte continuarão subindo no futuro próximo, mergulhando os fabricantes em dificuldades ainda maiores.
Como a indústria de produtos de madeira está sentindo a pressão do aumento dos custos de insumos, o presidente da Associação de Madeira e Artesanato da Província de Đồng Nai, Lê Xuân Quân, instou as autoridades relevantes a se unirem às companhias marítimas para estabilizar as taxas de frete.
Ele também pediu uma estreita cooperação entre produtores florestais e empresas de processamento de madeira para desenvolver fontes sustentáveis de madeira para a indústria, criando menos dependência de materiais importados.
Thụy destacou os altos custos de combustível como um revés para o desenvolvimento da indústria, pedindo ao governo que corte impostos e reduza os preços dos combustíveis para ajudar os fabricantes.
Ele também acredita que o Vietnã não deve poupar esforços para ter sua própria madeira certificada por organizações internacionais, notadamente o Forest Stewardship Council, para agregar valor aos seus produtos exportados.
Phúc recomenda que o governo introduza políticas favoráveis que permitam que as empresas florestais contribuam com terras inexploradas para empresas privadas.
Ele acredita que essa parceria permitirá que este último expanda as florestas, criando fontes de madeira mais confiáveis para o setor.
Ele também recomenda que o governo aperte a madeira importada de risco para abrir mais espaço para o abastecimento doméstico.
Importação e Exportação Geral A Vạn Xuân Corp. sugeriu um portal de dados sobre madeira para ajudar os fabricantes a monitorar preços e fornecimento para melhor gerenciar os custos de insumos e estoques.
As exportações vietnamitas de madeira e produtos de madeira atingiram US$ 1,55 bilhão em janeiro, um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período do ano passado.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





