Notícias
Os fabricantes de compensados no Japão anunciaram aumentar os preços de venda de compensados de madeira macia em 100 ienes para 1.700 ienes por folha em painel 3x6 de 12 mm de espessura desde 1º de março. O custo de produção está subindo muito mais rápido do que os fabricantes esperavam. O custo do log de cedro e adesivo está aumentando mês após mês.
Os preços das toras no Nordeste continuam subindo à medida que a concorrência com as serrarias laminadas está acirrada e até as fábricas de compensado fora da região estão comprando toras no Nordeste, então os preços das toras de cedro de 4 metros estão agora em 15.000 ienes por cbm entregue, 1.500 ienes acima de no mês passado e os preços das toras de larício são 22.000-25.000 ienes, 2.000-3.000 ienes acima de janeiro.
As fábricas de compensado usam folheado de lariço fabricado na Rússia, mas as entregas são atrasadas pelo mar agitado no inverno e pela dificuldade de garantir o espaço do navio. Os preços dos adesivos também continuam subindo, já que os preços do petróleo e do gás natural estão subindo, então os fabricantes de adesivos provavelmente pedirão mais aumentos nos preços.
A demanda por compensados é ativa principalmente por usinas de pré-corte, de modo que a demanda continua mais do que a produção.
As plantas de pré-corte compram o volume alocado mesmo que não precisem com medo de uma futura escassez de oferta. Os preços dos painéis 3x6 de 24 mm e 28 mm subiram 100 ienes a 3.400 ienes e 3.950 ienes.
De preocupação imediata para as fábricas de compensado é a aquisição de toras de material. Particularmente no Nordeste, a queda de neve é muito maior do que nos anos normais e os preços das toras continuam subindo. Os pedidos de pré-corte não estão aumentando enquanto as fábricas estão ocupadas processando os pedidos que têm agora. Os pedidos estão diminuindo em áreas com forte nevasca. As usinas de pré-corte continuam comprando compensados em antecipação ao aumento da demanda nos próximos meses e mantêm volume extra no estoque.
Para as fábricas de compensado, não apenas o alto custo das toras, mas outros fatores estão inflando, como petróleo e gás natural, custo de caminhões e custo de adesivo, de modo que o custo geral de produção continua subindo.
Os fabricantes de compensados do Mar do Sul estão lutando contra o fornecimento apertado de toras e inflando o custo do adesivo, de modo que estão determinados a repassar os custos mais altos aos preços de venda.
No Japão, é hora de fazer a compra, pois o estoque continua diminuindo, mas o volume de oferta dos fabricantes de compensado do Sudeste Asiático é muito limitado, cerca de metade do período normal, por isso é difícil comprar o que eles precisam, então o mercado no Japão é incerto, então os importadores hesitam em fazer compras futuras.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





