Notícias
Em janeiro de 2022, o governo do Reino Unido lançou um programa de inovação BECCS de hidrogênio
O Drax Group, empresa do Reino Unido que opera a maior usina de energia movida a biomassa do mundo que funcionou com carvão por décadas e foi listada como o maior poluidor da Europa, disse que atingir a meta do Reino Unido de neutralizar as emissões de carbono exige descarbonizar toda a economia, incluindo tais para reduzir' indústrias como siderurgia, cimento e veículos pesados (HGVs), bem como áreas como aquecimento doméstico.
Segundo Drax, uma solução para esses setores é o hidrogênio. O elemento ultraleve pode ser utilizado como combustível que, ao ser queimado ao ar, produz apenas calor, vapor d'água e óxido nitroso. Como o hidrogênio é um combustível livre de carbono, a chamada “economia do hidrogênio” tem potencial para descarbonizar setores de difícil redução.
Embora o hidrogênio seja um combustível livre de carbono, seus métodos de produção podem ser intensivos em carbono. Para que uma economia do hidrogênio funcione com zero emissões líquidas de carbono, são necessários meios de produção em escala. E a biomassa, energia a partir de matéria orgânica, com ou sem captura e armazenamento de carbono (BECCS), pode desempenhar um papel fundamental.
Em janeiro de 2022, o governo do Reino Unido lançou um programa de inovação BECCS de hidrogênio de £ 5 milhões (US $ 6,5 bilhões). Seu objetivo é desenvolver tecnologias que possam produzir hidrogênio para setores de difícil descarbonização e remoção de CO2 da atmosfera. A iniciativa destaca o papel conectado que a biomassa e o hidrogênio podem desempenhar no apoio a um Reino Unido neutro em carbono.
Fonte: Por: Agrolink -Leonardo Gottems
Notícias em destaque





