Notícias
O compensado de madeira dura é usado em muitos produtos acabados dos EUA, incluindo armários de cozinha, veículos recreativos, casas móveis, pisos e móveis, e uma fonte desse compensado pode ser cortada devido à invasão russa da Ucrânia.
TimberCheck, um site que cobre a indústria madeireira, estima que 10% de seu compensado de madeira dura nos Estados Unidos é originário diretamente da Rússia.
Além das sanções da UE que proíbem a madeira da Rússia e da Bielorrússia, os EUA estão sendo pressionados a proibir também as importações de madeira. Mais de 120 grupos de direitos ambientais pediram a proibição da madeira russa e bielorrussa em resposta à invasão da Ucrânia por Vladimir Putin.
“Tanto a Rússia quanto a Bielorrússia dependem fortemente da exportação de madeira e produtos de madeira”, disse o Grupo Ucraniano de Conservação da Natureza em comunicado. “Em 2021, a exportação de madeira e produtos de madeira da Federação Russa foi de US$ 13,9 bilhões.”
A UNCG disse que a maior parte da madeira está sendo vendida direta ou indiretamente para os Estados Unidos, União Européia, Reino Unido, Japão e China. A madeira é usada para fazer construções, papel, roupas e móveis, e para abastecer usinas de energia.
Importações dominantes no mercado dos EUA
Em 2019, cerca de 54,4% do compensado de madeira dura consumida pelos fabricantes nos Estados Unidos foi importado, segundo Marc Barany, da TimberCheck.
Os EUA consumiram cerca de 4,5 milhões de metros cúbicos (m3) de compensado de madeira dura. Os EUA produziram cerca de 2,15 milhões de m3 e exportaram 95.700 m3. Assim, a produção dos EUA menos exportações totalizaram 2,05 milhões de m3. Para compensar o déficit, importou 2,45 milhões de m3. (Para ser exato 2.457.026 m3).
Em 2019, a Rússia forneceu 9,48% do compensado de madeira dura consumida no mercado dos EUA. Os EUA importaram 426.871 m3 de compensado de madeira dura da Rússia. Cerca de 97% dos quais eram produtos de contraplacado de bétula.
Em 2021, os EUA importaram 558.526 m3 de compensado de madeira dura da Rússia. Isso representa um aumento de 30% em relação a 2019. Se o consumo de compensados de madeira dura nos EUA cresceu 30% desde 2019, é provável que a participação da Rússia ainda seja de 10%. Se o consumo dos EUA não cresceu tão rápido, a participação da Rússia pode ser maior hoje.
De qualquer forma, considerando que os outros fornecedores líderes de compensado de madeira dura – Vietnã e Indonésia – enviam grandes quantidades de compensado de madeira de bétula russa, a quantidade de compensado de madeira dura nos EUA originária de florestas russas é provavelmente muito superior a 10% ", escreveu Barany em seu Blog da Timbercheck.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





