Voltar

Notícias

11
mar
2022
(INTERNACIONAL)
Biomassa florestal para geração de energia na Indonésia

Cerca de 1,3 milhão de hectares de florestas na Indonésia potencialmente geram eletricidade. A área florestal tem potencial para ser processada como energia de biomassa. A Indonésia é considerada uma grande oportunidade na transição da energia fóssil para a era das energias renováveis.

A Indonésia está comprometida em cumprir a meta de emissão zero líquida (NZE) até 2060, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa por meio da inovação no setor de energia. Atualmente, o governo tem um programa de transição energética de energia convencional para energia nova e renovável (EBT). Um tipo de NRE que tem grande potencial na Indonésia é a biomassa.

A energia da biomassa é um combustível feito pela conversão de materiais biológicos, como plantas e produtos agrícolas/plantacionais. Para convertê-lo em combustível, a energia da biomassa geralmente utiliza a tecnologia de gaseificação (gaseificação de leito fluidizado), que é um processo termoquímico de conversão de combustível sólido em gás (líquido). Assim, a biomassa pode ser convertida em eletricidade. Leia também: Misturar Carvão e Biomassa para PLTU reduzirá as emissões.

Um tipo de biomassa amplamente disponível na Indonésia é a madeira. A madeira é proveniente de atividades de processamento florestal industrial, agricultura e plantações. Infelizmente, esta enorme quantidade de resíduos de biomassa não está sendo utilizada adequadamente.

O diretor presidente da PT Protech Mitra Perkasa Tbk e vice-presidente da Kadin para a indústria, Bobby Gafur Umar, acreditam que a Indonésia tem um grande potencial de biomassa útil para a transição energética. “Acreditamos que o enorme potencial da biomassa, principalmente os produzidos a partir de Florestas de Plantações Energéticas, poderá desempenhar um papel importante no processo de transição energética na Indonésia”, disse Bobby em uma discussão virtual sobre a Contribuição do Setor Florestal para a Biomassa Desenvolvimento Energético na Indonésia.

Segundo ele, o uso da biomassa como fonte de energia elétrica é uma solução para aumentar a taxa de eletrificação, ao mesmo tempo em que acelera a realização da segurança energética nacional. "O potencial da biomassa em nosso país é muito grande", disse. Com base em seus cálculos, a área de Florestas de Plantação Energética na Indonésia é de quase 1,3 milhão de hectares e pelo menos 32 unidades de negócios estão prontas para desempenhar um papel no "processamento" dessa vasta área de HTE, que é um grande capital para Indonésia para poder produzir massivamente energia de biomassa. De acordo com as notas de Bobby, a área da própria planta de biomassa até 2024 está calculada para chegar a 67.356 ha.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs