Notícias
As exportações de madeira de Sabah cresceram 25% em relação ao ano anterior, para RM 985 milhões no período de janeiro a novembro de 2021, contribuindo com cerca de 5% para o valor total das exportações de madeira do país de RM 19,31 bilhões. O presidente do Conselho da Indústria de Madeira da Malásia (MTIB), Datuk Hishamuddin Abdul Karim, disse que o crescimento foi significativo, apesar da Malásia ainda enfrentar a pandemia de Covid-19.
“Entre as questões e desafios para aumentar a contribuição do setor madeireiro para a receita de exportação do país está a expansão da indústria a jusante em Sabah, pois é rica no fornecimento de matérias-primas que podem beneficiar o setor a jusante do país”, disse ele em comunicado em conjunto com sua visita de trabalho de três dias a Sabah a partir de sexta-feira.
Hishamuddin disse que os produtos de madeira a montante ainda dominam as exportações de madeira de Sabah, contribuindo com RM 946 milhões em comparação com a contribuição de RM 39 milhões dos produtos a jusante nos primeiros 11 meses de 2021.
Segundo ele, o MTIB vai garantir que programas como o Forest Plantation Development Programme, o Bamboo Community Farming Programme e o desenvolvimento do capital humano através do centro de formação do MTIB, nomeadamente o Wood Industry Skills Development Centre, continuem a beneficiar a indústria madeireira.
Hishamuddin disse que o MTIB estabelecerá uma estreita cooperação com as agências estaduais de Sabah, incluindo o Departamento Florestal de Sabah e o Departamento de Desenvolvimento e Pesquisa Industrial, além de órgãos da indústria como a Associação das Indústrias de Madeira de Sabah, a Associação de Móveis de Sabah e a Associação do Parque Industrial de Sabah.
O MTIB também realizará exposições para a comercialização de produtos de madeira para a indústria madeireira em Sabah através da Sabah Wood & Lifestyle e participação nas exposições HOMEDEC, Sabah International Expo e Bornéu Industry Trade.
Hishamuddin disse que os programas de desenvolvimento de produtos continuarão por meio de colaborações com partes relacionadas, incluindo o Sabah Handicraft Center e o Artistry Fab Lab para exposição, treinamento técnico, desenvolvimento de incubadoras, exposição e venda de produtos de valor agregado, como produção de gazebo e tecnologia de corte a laser.
“O MTIB espera que a simplificação das funções e papéis do MTIB Sabah seja capaz de melhorar a indústria madeireira de Sabah, bem como gerar crescimento econômico para o estado”, acrescentou.
Por: Berna
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





