Notícias
O primeiro-ministro aprovou recentemente a Estratégia de Desenvolvimento Florestal do Vietnã no período 2021-30 com uma visão para 2050.
De acordo com a Decisão 523/QD-TTg de 1º de abril, a estratégia visa converter o setor florestal em um setor econômico-técnico moderno e estabelecer, gerenciar, proteger, desenvolver e otimizar de forma sustentável florestas e áreas florestais.
Visa garantir a igualdade de participação dos componentes econômicos nas atividades florestais, mobilizando o engajamento social e potencializando as aplicações científicas e tecnológicas para o desenvolvimento florestal.
A estratégia também se concentra em manter o potencial e o papel das florestas no desenvolvimento socioeconômico, proteger o meio ambiente e a segurança hídrica, mitigar desastres naturais, responder às mudanças climáticas, preservar os recursos naturais e a diversidade biológica.
Especificamente, a estratégia estabelece como meta que, até 2050, o setor florestal se torne um setor econômico-técnico moderno, eficaz e altamente competitivo, colocando em jogo o potencial e as vantagens dos recursos florestais tropicais.
O setor florestal também está definido para desenvolver tecnologias modernas e ecologicamente corretas, criar produtos e serviços diversificados e de alto valor agregado, participar fortemente das cadeias globais de valor e contribuir cada vez mais para o desenvolvimento sustentável do país.
Sob a estratégia, o Vietnã se tornaria um dos principais centros mundiais de fabricação e comércio de produtos de madeira. Espera-se que as aplicações científicas e tecnológicas contribuam com até 30% do valor do crescimento florestal.
Para atingir esses objetivos, a estratégia visa construir infraestrutura florestal, modernizar operações florestais e serviços logísticos, reorganizar regiões de produção para desenvolver produtos-chave, desenvolver a indústria de processamento de madeira de forma moderna, eficiente e ambientalmente correta. O Estado apoiará e emitirá políticas para promover o investimento na construção de pelo menos três zonas florestais de alta tecnologia nas regiões norte, centro e sul de forma a promover o desenvolvimento do sector florestal de forma avançada com a utilização de tecnologia.- (VLLF)
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





