Voltar

Notícias

24
fev
2022
(MÓVEIS)
Mais tempo em casa – vendas de móveis recebem um impulso

A pandemia fez com que as pessoas passasse mais tempo em casa , o que estimulou o investimento em melhorias domésticas e um setor que se beneficiou a partir disso é o setor de móveis .

A demanda firme observada em 2020 se estendeu até 2021 e estima-se que as vendas de móveis em Minas Gerais cresceram cerca de 2% em relação ao ano anterior. O aumento poderia ter sido maior, mas pelos problemas enfrentados pelo setor na garantia de insumos de produção e ao aumento dos preços das matérias-primas . Por exemplo, os preços de um dos principais insumos, os painéis MDF , mais do que dobraram.

As expectativas para 2022 são positivas para o setor moveleiro . O crescimento da demanda será impulsionado pela construção civil , que está em ascensão e pelo crescimento do emprego , o que levará ao aumento das compras.

O avanço dos esforços de vacinação e a retomada das atividades sociais também favoreceram o setor moveleiro .

No geral, o setor madeireiro alcançou resultados positivos em 2021 , apesar da pandemia, da incerteza econômica global , do aumento dos custos de produção e dos problemas logísticos . Em 2021, a produção e o processamento florestal foram pouco afetados. A demanda do mercado internacional ficou firme em 2021 e os produtos brasileiros poderão satisfazer parte dessa demanda na América do Norte , Europa e Ásia.

No mercado interno , a indústria madeireira conseguiu abastecer os principais mercados consumidores , como construção, embalagens e móveis. O setor madeireiro teve sucesso na manutenção dos empregos, apesar da taxa oficial de desemprego de 12% no final de 2021. As perspectivas para 2022 são positivas em termos de retomada do crescimento econômico global , investimentos em infraestrutura e retomada de nacionais e internacionais procura.

Fonte: ITTO/Remade

Sindimadeira_rs ITTO