Notícias
Boris Ngounou, escrevendo para a AFRIK21, relata que a exploração madeireira é estritamente proibida em florestas classificadas na Costa do Marfim . O Decreto nº 221-437 , de 8 de setembro de 2021, assinado pelo Chefe de Estado, Alassane Ouattara, reforçou ainda mais essa proibição.
De acordo com o último inventário nacional de florestas e animais silvestres (IFFN), a cobertura florestal na Costa do Marfim caiu de 22 milhões de hectares em 1960 para 2,97 milhões de hectares em 2021. Nos últimos 60 anos, 90% da floresta desapareceu fazendo da Costa do Marfim um dos países da África com a maior taxa anual de desmatamento .
O Ministro da Água e Florestas da Costa do Marfim, Alain Richard Donwahi, prometeu deter a exploração madeireira ilegal e ordenou que as unidades de aplicação da lei florestal de seu ministério repressãom às operações nas florestas classificadas do país. Durante a semana de novembro de 2021, foram constatadas três empresas madeireiras infringindo a lei após operações da Diretoria de Polícia Florestal e hídrica, bem como da Brigada Especial de Vigilância e Intervenção (BSSI).
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





