Voltar

Notícias

16
fev
2022
(EVENTOS)
Estado de Santa Catarina busca alternativas de apoio ao setor florestal

O estado de  Santa Catarina vem reduzindo as áreas destinadas ao reflorestamento, e a falta de matéria prima já preocupa o setor industrial.  As terras, que antes eram ocupadas com pinus ou eucalipto, agora são destinadas ao cultivo de culturas como a soja, milho e pastagem, e em cinco anos o estado teve uma redução de 72,3 mil hectares na área de silvicultura.

Números do setor

Santa Catarina é o maior produtor e exportador de madeira serrada do Brasil e o quinto maior estado com base florestal plantada. Em 2020, os produtos florestais responderam por 18,7% do total de exportações do estado, com US$ 1,52 bilhão de faturamento. A indústria florestal catarinense gera cerca de 90 mil empregos diretos e conta com 16 mil produtores de pinus.
Um levantamento contratado pela Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR) e desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc-CAV), identificou que a área total com florestas plantadas no estado é de 828,9 mil hectares. Desta totalidade 553,6 mil hectares (67%) são área com pinus; e 275,3 mil hectares (cerca de 33%) estão ocupados com eucaliptos.

Dentro deste foco acontece nos dias 29 e 30 de abril, na cidade de Otacílio  Costa, o Fórum Brasileiro do Pinus. O evento, promovido pela Prefeitura Municipal de Otacilio Costa e coordenação temática da UDESC, tem como objetivo principal promover o fomento florestal, especialmente em pequenas e médias propriedades agrícolas, consorciando com outras culturas já tradicionais do agricultor.

O evento visa aproximar industrias que necessitam de matéria prima regular e produtores interessados em diversificar culturas, mas garantindo acompanhamento desde o plantio até a colheita final. Este  elo de ligação entre as duas partes poderá representam um incremento significativo na oferta futura de florestas de pinus, sem prejudicar a atividade principal do agricultor, já que a floresta tem obtido um valor justo de venda e poderá reforçar a base de ganho especialmente do pequeno e médio produtor rural.

O evento acontecerá nos dias 29 e 30 de abril, no Parque de Eventos Cambará, em Otacilio Costa. Maiores detalhes  estão no site  www.forumdopinus.com.br .

Fórum Brasileiro do Pinus
29 e 30 de abril de 2022
Parque de Eventos Cambará – Otacilio Costa – SC
www.forumdopinus.com.br

Fonte: Porthus

Sindimadeira_rs ITTO