Notícias
Ao encomendar ou especificar painéis estruturais de madeira, é importante receber o painel certo para a aplicação, e igualmente importante que o painel seja fabricado com a qualidade exigida, de acordo com a APA – The Engineered Wood Association.
Os painéis estruturais de madeira com a marca APA atendem a ambos os critérios, com base em testes de qualificação em conformidade com as Normas de Produto PS 1 para compensados e PS 2 para compensados e painéis de fios orientados (OSB), além de testes contínuos de garantia de qualidade em cada período de produção com um sistema robusto de garantia de qualidade. No Canadá, os painéis APA são registrados com padrões semelhantes, que incluem CSA O121 para madeira compensada de abeto Douglas, CSA O151 para madeira compensada canadense e CSA O325 para OSB e madeira compensada.
Sistema de Garantia de Qualidade da APA
O sistema de garantia de qualidade da APA inclui revisão dos procedimentos de qualidade da fábrica, auditorias independentes de terceiros do programa de qualidade da fábrica e testes independentes regulares que verificam a qualidade e o desempenho dos painéis estruturais de madeira. Além disso, o sistema de garantia de qualidade da APA possui etapas proativas para garantir que quaisquer problemas de qualidade do produto sejam resolvidos prontamente e adequadamente na fábrica.
Os produtos certificados pela APA estão autorizados a ostentar uma marca registrada que identifica claramente o padrão apropriado e a aplicação do produto. O sistema de qualificação e garantia de qualidade aplica métodos de avaliação que são apropriados para muitas aplicações de uso final, incluindo classificações de vão para construção de telhados, paredes e pisos, e para uma ampla variedade de outros usos, como na formação de concreto, molduras de móveis estofados, veículos e outros produtos manufaturados onde são importantes materiais com alta relação resistência-peso, adesivos externos duráveis e propriedades mecânicas conhecidas.
Ocasionalmente, painéis estruturais de madeira importados são vendidos na América do Norte. Esses painéis importados podem ser fabricados com espécies estrangeiras de madeira de baixa densidade ou com adesivos de durabilidade desconhecida, ou podem ser qualificados por meio de testes para um padrão estrangeiro não desenvolvido e destinado aos mercados norte-americanos. Além disso, o programa de qualidade na fábrica e, especialmente, o sistema independente de garantia de qualidade de terceiros de painéis importados podem não ser testados e comprovados na América do Norte.
No passado, foi solicitado à APA que avaliasse os painéis importados disponíveis nos mercados locais, testando-os com os requisitos especificados em PS 1 e PS 2. Em alguns casos, os painéis apresentavam falta de rigidez e qualidade de ligação e emitiam formaldeído em excesso de produtos certificados em conformidade com as normas norte-americanas.
Regulamentos de formaldeído e produtos estruturais de madeira
Como os produtos de madeira estrutural norte-americanos produzidos sob os padrões PS 1 e PS 2 são projetados para aplicações de construção regidas por códigos de construção, eles são fabricados apenas com adesivos resistentes à umidade que atendem às classificações de ligação Exterior ou Exposição 1.
Esses adesivos, como fenol formaldeído e difenilmetano diisocianato (MDI), reagem quimicamente em ligações estáveis durante a prensagem. Os produtos finais têm níveis de emissão de formaldeído tão baixos que atendem facilmente ou estão isentos dos principais padrões e regulamentações de emissão de formaldeído do mundo.
Saiba mais sobre os padrões e regulamentos de emissão de formaldeído para produtos estruturais de madeira. Especificar painéis com a marca registrada da APA fabricados por fabricantes norte-americanos confiáveis é uma garantia de obter o produto certo para a aplicação certa em um nível de qualidade reconhecido.
Para obter mais informações, visite https://www.apawood.org.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





