Notícias
O peso, até a onça, é fundamental, assim como a força, a estabilidade e o ajuste preciso necessário para uma cabine pré-configurada.
O peso, até o grama, é fundamental, assim como a força, a estabilidade e o ajuste preciso necessário para qualquer mobília na cabine de um avião.
A Bomhoff Limited em Tucson, Arizona, foi uma nova expositora na recente feira de convenções e exposições de aviação executiva da National Business Aviation Association, e eles chamaram a atenção do Robb Report com uma mesa executiva que foi vendida por US $ 150.000 e levou 1.000 horas para produzir.
A mesa executiva, que o relatório disse ser um “monumento” na linguagem aeronáutica, é construída em uma estrutura composta sutilmente curvada, com folheado de nogueira americana serrado e cinco camadas de acabamento exclusivo. Ele também apresentava gavetas forradas de couro e trilhos de porta ocultos nas laterais.
A empresa foi anteriormente apresentada na história da WoodworkingNetwork.com, "Jet interior company abre no Arizona", em outubro passado.
“Os detalhes são o que eu realmente gosto neste trabalho”, disse Russ Bomhoff. “Em um Rolls-Royce, o interior tem tudo a ver com as curvas. Mesmo em um jato de US $ 90 milhões, onde o interior custa um milhão, você normalmente obtém uma planta baixa que é toda em linhas retas. Começamos este negócio para dar aos proprietários uma ficha limpa.”
De acordo com o Robb Report, os móveis de aeronaves são mais complicados do que a decoração de uma casa ou até mesmo de um iate. O peso, até a onça, é fundamental, assim como a força, a estabilidade e o ajuste preciso necessário para uma cabine pré-configurada. Cada peça também deve estar em conformidade com os regulamentos da FAA em relação à integridade estrutural e inflamabilidade.
“É um processo caro e trabalhoso”, diz Bomhoff. “Até mesmo as travas precisam ser certificadas pela FAA para atender aos requisitos específicos de carga, ao contrário do hardware típico de móveis.”
As mais de 1.000 horas-homem necessárias para construir a mesa estão refletidas no preço de US$ 150.000, assim como a certificação da FAA.
Além de uma marcenaria, as instalações da Bomhoff em Tucson possuem um roteador CNC, forno composto, máquinas de costura industriais, oficina de metalurgia, cortadora a laser e cabine de pintura. “Sem a tecnologia, levaríamos o dobro do tempo”, disse Bomhoff ao Robb Report. “Mas quando você está lidando com incrustações de apenas alguns centésimos de polegada de comprimento, você precisa de alguém com um par de pinças trabalhando muitas horas.
Por Larry Adams
Fonte: Woodworkingnet
Notícias em destaque





