Voltar

Notícias

14
fev
2022
(INTERNACIONAL)
Sansões impostas a Myanmar Timber Enterprise

O Departamento do Tesouro dos EUA do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) impôs sanções à Myanma Timber Enterprise (MTE) com a justificativa de que a indústria madeireira é um recurso econômico fundamental para os militares de Mianmar junta.

De fevereiro ao final de novembro de 2021 , as empresas dos EUA continuaram a importar teca de Mianmar , de acordo com dados do banco de dados de comércio global . Os carregamentos consistiam em tábuas de teca e scantling. Esse comércio entre empresas nos EUA e MTE pode não ter sido sujeito a sanções ou atraado sanções pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos EUA (OFAC).

As sanções impostas pelos Estados Unidos ao MTE proíbem "a realização de qualquer contribuição ou provisão de fundos, bens ou serviços por, para ou para o benefício de qualquer pessoa bloqueada ". Entende-se que os importadores nos EUA se recusaram a comprar produtos moídos a partir dos toras vendidos aos moleiros de Mianmar pela MTE após 21 de Abril de 2021 e para os importadores da UE a data de corte era 21 de Junho de 2021.

Uma visão expressa por empresas em Mianmar é que as sanções à indústria madeireira devem ser revistas porque , enquanto estiver em vigor , a indústria serão severamente afetadas e as usinas podem ter que fechar com a perda de um grande número de empregos.

Fonte: ITTO/Remade

ITTO Sindimadeira_rs