Notícias
Em 2020, apesar dos efeitos da pandemia, a indústria de painéis à base de madeira da China retomou rapidamente a produção, mantendo a produção nos níveis pré-pandemia.
A produção do setor de painéis à base de madeira da China em 2020 aumentou quase 1%, para 311 milhões de metros cúbicos, um recorde. A madeira compensada foi o principal contribuinte para o aumento de 12% para 256 milhões de metros cúbicos.
O consumo doméstico de painéis derivados de madeira em 2020 foi 296 milhões de metros cúbicos. O compensado foi a maior categoria com 63% do consumo total de painéis derivados de madeira.
As exportações foram de 11,94 milhões de metros cúbicos com um valor de exportação de US$ 5,218 bilhões em 2020, uma queda de 6% ano a ano. Os painéis derivados de madeira importados totalizaram 1,51 milhão de metros cúbicos a US$ 496 milhões.
A reforma estrutural da indústria de painéis à base de madeira da China continua e a eliminação da capacidade de produção desatualizada acelerada em 2020. 17.500 fabricantes de compensados pararam a produção até o final de 2020. 781 linhas de produção de painéis de fibra foram fechadas, desmontadas ou suspensas e 33,16 milhões de metros cúbicos da capacidade de produção desatualizada havia sido cortada.
Foram encerradas, desmanteladas ou suspensas 1.123 linhas de produção de aglomerado de partículas e cortados 27,72 milhões de metros cúbicos de capacidade de produção desactualizada.
No final de 2020, a China tinha 136 linhas de produção contínuas de painéis de fibra prensados planos com uma capacidade de produção anual de 26,92 milhões de metros cúbicos, representando cerca de metade da capacidade total nacional de produção de painéis de fibra.
Havia 73 linhas de produção contínuas de aglomerado de partículas planas até o final de 2020 com uma capacidade total de produção de 17,63 milhões de metros cúbicos. Algumas grandes linhas de produção automatizadas de compensado foram colocadas em operação e linhas de produção contínuas de compensado estavam em construção.
A inovação verde ajudou as empresas chinesas de painéis à base de madeira a melhorar ainda mais sua competitividade no mercado.
Os produtos de painéis à base de madeira funcionais continuam a desenvolver e explorar e os produtos de painéis à base de madeira de baixa densidade e alto desempenho tornam-se o foco da atenção do mercado. Os produtos de painéis à base de madeira sem formaldeído continuam a ser reconhecidos no mercado de mobiliário doméstico personalizado.
Em 2020, o fornecimento de materiais de painéis à base de madeira na China estava cada vez mais apertado devido a problemas de fornecimento de matéria-prima. As plantações de eucalipto e choupo em rápido crescimento ainda são as principais matérias-primas para a produção de painéis à base de madeira na China.
A proporção de reciclagem de resíduos de madeira está se expandindo e o uso de materiais não madeireiros, como palha e junco, está ainda mais maduro.
Existem produção de painéis à base de madeira em 26 províncias (regiões autónomas e municípios), entre as quais 7 províncias, nomeadamente Shandong, Jiangsu, Guangxi, Anhui, Hebei, He'nan e Guangdong, produzem cada uma mais de 10 milhões de metros cúbicos de painéis à base de madeira produtos do painel.
A produção de painéis derivados de madeira na China permanecerá estável durante o período do 14º Plano Quinquenal. A proporção de produtos de painéis à base de madeira com baixo teor ou sem formaldeído está aumentando. O maior problema em 2020 e atualmente é o fornecimento de matérias-primas.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





