Notícias
O setor moveleiro de Bento Gonçalves teve um aumento crescimento da receita em 2021. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/RS) informou que o aumento nos dez primeiros meses de 2021 foi de 49% em relação ao mesmo período em 2020.
Apesar deste sinal de recuperação, os setores de a madeira e o mobiliário foram afetados por uma série de problemas, como aumento de impostos e custos de insumos em rápido crescimento, de tal forma que o crescimento da receita não se traduziu em melhoria lucratividade.
O cluster moveleiro Bento Gonçalves respondeu por 26% da receita do Estado em 2019 e 27% em 2020 e isso subiu para 29% até dezembro de 2021. Esse crescimento se deve em parte a baixa base de comparação, principalmente no primeiro semestre 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.
Em 2021 móveis produzidos em Bento Gonçalves cluster moveleiro do estado do Rio Grande do Sul gerou uma receita de US$ 75,1 milhões, cerca de 58% maior do que em 2020 e o maior desde 2009. O aumento foi devido ao bom desempenho no mercado nacional e estadual mercados e exportações.
De acordo com a Indústria de Móveis de Bento Gonçalves Sindicato (Sindmóveis) esse resultado deveu-se à inovação, qualidade e design dos móveis produzidos.
Os 10 principais destinos dos móveis produzidos no Bento Cluster moveleiro Gonçalves em 2021 foram os Estados Unidos seguido por Chile, Uruguai, Peru, Reino Unido, Colômbia, México, Panamá, Porto Rico e Arábia Saudita Arábia. Juntos, eles representaram cerca de 81% do total exportações.
Segundo o Sindmóveis, as vendas internacionais têm a potencial para permanecer estimulante em 2022, especialmente impulsionado pela Fimma a Feira Internacional de Fornecedores da Madeira e Cadeia Produtiva de Móveis e a Movelsul Feira do Móveis que acontecerá em Bento Gonçalves em março de 2022
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





