Notícias
Um pesquisador da CITE Forestal Pucallpa, Kevin Rodríguez Vásquez, apontou que atualmente apenas cinco espécies respondem por 40% da produção de madeira redonda no Peru, shihuahuaco, tornillo, cumala, cachimbo e copaiba. Ele considera que há uma diversidade de recursos madeireiros com diferentes propriedades físico-mecânicas que também poderiam ser ustilsed.
A CITE unirá esforços de instituições como a ADEX e a PromPerú na identificação de espécies alternativas para produzir uma maior variedade de produtos madeireiro.
Identificou madeiras alternativas como cachimbo colorado (para fabricação de móveis de interior, painéis decorativos e portas), ishpingo (móveis de interior e armários), machimango colorado (estruturas, vigas e parquet), manchinga (vigas, escoras e travessas), palisangre (tampas rústicas e instrumentos musicais) e moena amarilla (carpintaria e estruturas). De acordo com dados fornecidos pela ADEX, as exportações de produtos de madeira entre janeiro e outubro de 2021 mal representaram 0,7% do total das exportações não tradicionais.
Fonte: ITTO/Remade
Notícias em destaque





