Voltar

Notícias

07
jan
2022
(MADEIRA E PRODUTOS)
Japão planeja lançar satélite de madeira em 2023

Se tudo correr bem, o primeiro satélite de madeira do mundo poderá ser lançado ao espaço em 2023, pois os astronautas japoneses devem começar os testes em fevereiro para verificar a durabilidade da madeira no espaço.

Uma equipe conjunta da Universidade de Kyoto estatal e uma empresa de produtos de madeira com sede em Tóquio Sumitomo Forestry Co. usará um aparato experimental extraveicular da Estação Espacial Internacional para os testes.

Liderado pelo astronauta da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, Takao Doi, o plano é "aproveitar o respeito ao meio ambiente e o baixo custo da madeira no desenvolvimento espacial", relatou o Kyodo News, com sede em Tóquio, em 31 de dezembro.

No início deste mês, pela primeira vez nos últimos 13 anos, o Japão começou uma campanha de recrutamento de astronautas com o objetivo de enviar uma missão à Lua na segunda metade da década de 2020.

O exterior do satélite planejado seria feito de madeira e “queimará ao reentrar na atmosfera terrestre após o fim de sua operação, causando menos impacto ao meio ambiente”, disse a equipe.

Os custos do satélite também serão mais baratos em relação aos preços atuais, onde os fabricantes usam alumínio.

“Como as ondas eletromagnéticas podem penetrar na madeira, o satélite pode conter uma antena em seu interior”, disse a equipe, acrescentando que suas partes externas “serão cobertas por madeira e células solares, e conterá um substrato eletrônico dentro”.

A estrutura também carregará placas de madeira, de dureza variada, esculpidas em diferentes espécies de árvores.

“Os lençóis permanecerão expostos ao espaço sideral por cerca de nove meses para verificar sua deterioração”, disse a equipe à BBC.

Por Larry Adams

Fonte: Woodworkingnet

Jooble Neuvoo